Economia

Greve no INSS: saiba como está o atendimento a aposentados e pensionistas no ES

O órgão informou nesta quarta-feira (17), que 29 agências localizadas no Espírito Santo estão funcionando. Serviços podem ser feitos online

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os servidores do Instituto do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (16) por tempo indeterminado no país. Entretanto, no Espírito Santo não há impacto relevante no atendimento devido à greve, segundo informou o INSS. 

O órgão informou nesta quarta-feira (17) que as 29 agências no Espírito Santo estão funcionando. Além disso, mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os serviços possuem a versão para celular (app) ou pelo site gov.br/meuinss, ou pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h“, destacou o órgão. 

Dentre os serviços do INSS disponibilizados no aplicativo estão, por exemplo: o requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio por incapacidade temporária.

O órgão também orienta aos segurados o uso do Atesmed nos casos de atendimento pericial visando auxilio-doença com afastamento de até 180 dias.

Nos casos de perícia médica já marcada para benefício por incapacidade temporária, o segurado seja orientado a pedir conversão de agendamento de perícia para Atestmed. Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS“, narrou.

Também é informado que, os assuntos relacionados a negociações e reajustes salariais do funcionalismo federal são tratados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

LEIA TAMBÉM: Eneva compra termelétricas do BTG no Espírito Santo por R$ 2,5 bilhões

O que é a greve no INSS?

Segundo os servidores, entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

A paralisação foi aprovada em plenária nacional realizada no sábado (13), convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória