ARTIGO IBEF

Explosão da Betmania: apostas online crescem 160% em 2 anos no Brasil

Dos 60 clubes que disputarão as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2024, 39 possuem sites de apostas como patrocinadores másteres

IBEF-ES

Foto: Folha Digital
*Artigo escrito por Eric Alves Azeredo, professor, executivo, advogado, CEO da AZRD e membro do Comitê Qualificado de Conteúdo de Empreendedorismo e Gestão do IBEF-ES.

Depois da aprovação da Lei Nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, que dispõe sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e sobre a destinação do produto de arrecadação das loterias, sancionada pelo presidente da República no final de 2023, o crescimento das casas de apostas aumentou de forma exponencial. 

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Segundo estudo realizado pela Hand, especializada em gestão de empresas, nos últimos dois anos o número de sites brasileiros dedicados a apostas cresceu surpreendentes 160%, o que refletiu também no aumento expressivo do número de acessos a esses sites.

Segundo dados divulgados no início do ano pela empresa Similarweb, plataforma de inteligência digital, houve um aumento de 95% no número de acessos aos sites de apostas, somente entre os meses de setembro e novembro de 2023, acumulando um total de 2,1 bilhões de visitas, com média de 6 minutos por acesso. 

O interessante desse estudo é que 66% de todas as visitas foram concentradas em apenas 1% dos sites do setor, mostrando claramente a concentração de tráfego num seleto grupo de plataformas liderado pela Bet365 Group Ltd, uma empresa de apostas com sede no Reino Unido, com 21% do tráfego, seguido pela Betnacional, com 14,9%, Betano, com 10,4% e Pixbet com 9,6%.

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A estimativa da Fhoresp (Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo) e do IDT-CEMA (Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente) é que o montante de R$ 100 bilhões a ser faturado pelas empresas do segmento das apostas on-line de 2024 a 2026 renderá R$12 bilhões em impostos, segundo a alíquota de 12% que ficou estabelecida em lei.

A explosão da Betmania trouxe também inúmeros ganhos financeiros aos clubes de futebol no Brasil. 

Dos 60 clubes que disputarão as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2024, 39 possuem sites de apostas como patrocinadores másteres, ou seja, aqueles que, tendo a maior cota de patrocínio, têm seu nome estampado em locais de destaque no uniforme do time. 

Se for considerada apenas a série A do Brasileirão, dos 20 times que disputam a competição, 15 expõem empresas de betting no espaço mais nobre do uniforme, o que representa 75% do total, sendo o Corinthians o de maior patrocínio do país, com um contrato assinado recentemente com a empresa VaideBet no valor de R$ 370 milhões, por 3 temporadas.

Observa-se que os clubes brasileiros, em todos os níveis, estão aproveitando a onda Bet para fazer contratos milionários, como uma das formas de equilibrar suas finanças e, com isso, formar equipes mais competitivas. 

Desse modo, se aproximarão mais do seu torcedor e ganharão espaço maior no mercado, e fortalecerão, assim, as suas marcas. 

*Este texto expressa a opinião do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo

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