Rede Vitória revela as marcas mais lembradas pelos consumidores em 2020
Pesquisa de lembrança de marca mostra força das empresas locais e importância da comunicação adequada com o consumidor
Pelo nono ano consecutivo, a Rede Vitória, em parceria com o Ibope Inteligência, realizou a pesquisa Marcas Ícones, que aferiu quais são as marcas mais lembradas pelos consumidores capixabas em mais de 70 categorias.
Os questionários foram aplicados in loco, nas casas de moradores de toda a Grande Vitória, com uma amostra que representa fidedignamente o público consumidor capixaba. Foram ouvidos homens e mulheres, de mais de 15 anos, de todas as classes sociais. A essas pessoas, foi perguntado: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em categoria?”. O resultado é um retrato do mercado consumidor capixaba, com algumas nuances bem interessantes.
“As marcas regionais têm um trabalho de muita relevância no mercado do Espírito Santo, diferentemente do que ocorre em outros estados. O capixaba, de alguma forma, está envolvido com as coisas da terra. Nossos publicitários e marqueteiros fazem um trabalho de fato diferenciado e agregador para as marcas, e isso tem se mostrado muito presente na pesquisa nestes nove anos”, ressalta o diretor-executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati.
A gerente de Atendimento e Planejamento do Ibope Inteligência, Patrícia Conde, que coordena o levantamento, reitera que algumas categorias apresentam resultados bem consolidados. “As marcas locais conseguem, de alguma maneira, se destacar e ter uma presença muito forte no estudo. Há uma consistência de algumas marcas ao longo de todos estes anos, fruto de uma comunicação adequada com o consumidor.”
Categorias novas, no entanto, que foram inseridas no levantamento deste ano, por exemplo “Aplicativo de transporte urbano”, demonstram que a pesquisa é viva e atenta às demandas e realidade social do consumidor capixaba.
“A pesquisa Marcas Ícones é realizada há nove anos, e isso tem muita importância. Significa que ela é relevante para o mercado publicitário e que reflete o que realmente está na cabeça dos capixabas, além de revelar o que as marcas fazem por meio da atuação dos profissionais de marketing e comunicação. É um trabalho de respeito, palavra que está até no nosso slogan, e nos sentimos muito orgulhosos de trabalhar com o Ibope Inteligência em um projeto de tamanha seriedade e magnitude”, afirma Geraldo.
Categorias e marcas top of mind
Além dos resultados por categorias, a pesquisa Marcas Ícones traz ainda as categorias que são top of mind, ou seja, aquelas com maior percentual de lembrança. Neste ano, essas categorias foram: Supermercado (98%), Banco (97%), Refrigerante (97%), Café (96%), Operadora de telefonia celular (95%), Arroz (94%) e Chocolate (94%).
Já as marcas top of mind, ou seja, aquelas com maior menção por parte dos entrevistados, independentemente da categoria, foram: Sepé (77%), Garoto (75%), Vivo (71%) e Sal Globo (71%).