Economia

Seminário propôs mobilização em prol do Turismo Rural no município

Encontro propôs debate sobre demandas ligadas ao turismo na região rural de Guarapari

Foto: Folhaonline.es

Na manhã desta segunda-feira (09) a Prefeitura de Guarapari realizou o Seminário de Sensibilidade para o Turismo Rural. O encontro aconteceu no Rancho do Osmar, na região de Boa Esperança e foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) e da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), para debater as demandas ligadas ao agroturismo e ao turismo rural no município.

Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Breno Simões Ramos, esse foi o primeiro passo de uma iniciativa que fará diferença na vida dos produtores rurais. “Nós estamos aqui por um desenvolvimento sustentável e organizado, onde nossas construções e nossos estabelecimentos possam se manter dentro de um padrão que traga conforto e urbanismo a nossa região rural”, afirmou o secretário.

A secretária de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec), Helione Bacovis frisou a importância de se debater o tema em um momento promissor para o turismo rural no município. “Hoje, o turista que visita Guarapari quer conhecer as praias, mas também quer conhecer a cultura local. O turismo rural dá essa oportunidade de conhecer nossos produtos e o acolhimento rural. Em Guarapari, temos a região rural muito próximo à cidade” afirmou Helione.

Em sua fala, o prefeito Edson Magalhães (PSDB) destacou os bons resultados alcançados na gestão. “Estamos num momento maravilhoso da nossa história. As pessoas estão adotando Guarapari como sua primeira moradia. Isso é muito importante. Fizemos nosso dever de casa e agora estamos fazendo nosso dever de casa aqui nas montanhas”, explicou o prefeito.

Edson também ressaltou que é preciso ter atenção ao ordenamento urbano na região rural. “Nós temos que entender que o município tem leis que precisam ser cumpridas. Onde não tem leis, nada funciona”, frisou.

Foto: Folhaonline.es
Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), Leticia Toniato Simões, destacou a necessidade de que as ações mostrem resultados contínuos e sustentáveis.

Para a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), Leticia Toniato Simões, é preciso que as ações se mostrem contínuas e sustentáveis. “O mais importante é que a gente possa deixar aqui uma sementinha para que esses empreendimentos possam dar continuidade a um processo e não fiquem refém de mandatos e o Senar é um dos parceiros que vai estar junto a esse grupo para que isso se torne sustentável”, frisou Letícia.

Foto: Folhaonline.es
Luís Caetano e Mônica Lopes são proprietários do Bosque das Pedras Café e Bistrô.

Um dos empresários do turismo rural presentes, Luís Caetano é proprietário do Bosque das Pedras Café e Bistrô, em Buenos Aires, e também falou sobre a importância do evento. “O seminário é muito bem vindo e traz essa conscientização necessária de que hoje a economia está ligada à natureza, ao Meio ambiente e a um desenvolvimento estruturado e organizado”, explicou Luís Caetano.

O público do evento foi limitado em respeito ao protocolo de segurança sanitária para evitar a transmissão da Covid-19.

*Textp de Gislan Vitalino

Pontos moeda