A tão aguardada internet 5G chegará a Vitória na próxima segunda-feira (22). Por enquanto, apenas a capital capixaba terá acesso à nova tecnologia. No entanto, para usar os benefícios de uma rede mais rápida, é preciso que o aparelho smartphone seja apto.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há 83 aparelhos com a tecnologia homologados no Brasil. A maioria deles já está sendo comercializada. Outros, ainda serão lançados pelas fabricantes.
Leia também: Entenda como a tecnologia 5G mudará a sua vida
A Anatel ressalta que a homologação é pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil, devendo o consumidor, antes de adquirir tais produtos, verificar o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consultar a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.
Veja a lista dos aparelhos homologados no Brasil
Apple
iPhone 13 Pro Max
iPhone 13
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Mini
iPhone 12
iPhone 12 Mini
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
*Há outros modelos da Apple certificados sem registro de nome comercial
Asus
ROG Phone 5
ROG Phone 5S
Zenfone 8
Zenfone 8 Flip
ROG Phone 3
Zenfone 7
Nokia
Nokia G50
Lenovo
Legion Phone Duel
Motorola
Motorola Edge Plus
Motorola Edge
Moto G50 5G
Motorola Edge 20
Motorola Edge 20 Pro
Motorola Edge 20 Lite
Moto G 5G Plus
Moto G71
Moto G200
Moto G 5G
Moto G G100
*Há outros modelos da Motorola certificados sem registro de nome comercial
Positivo
Zero 5G
Realme
Realme GT 2 Pro
Realme 8 5G
Realme GT Master Edition
Realme 7 5G
Realme 9 Pro +
Samsung
Galaxy Note 20 5G
Galaxy Note 20 Ultra 5G
Galaxy Z Fold2 5G
Galaxy S21 5G
Galaxy S21 Ultra 5G
*Há outros modelos da Samsung certificados sem registro de nome comercial
TCL
TCL 20 Pro 5G
Xiaomi
Xiaomi 12
Mi 10T Pro
Mi 10 T
Poco M4 Pro 5G
*Há outros modelos da Xiaomi certificados sem registro de nome comercial
Zebra
Touch Computer
Ativação da internet 5G
Além da capital capixaba, o grupo da Anatel que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G também deve aprovar nesta quinta-feira (18) a liberação da tecnologia para as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO) e Florianópolis (SC).
A previsão foi informada pelo conselheiro da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), Moisés Moreira, em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).
Já havia uma expectativa de que o 5G fosse autorizado nessas cidades em breve, já que a prorrogação de prazo para a tecnologia operar em todas as capitais não foi aplicada para esses quatro municípios.
Na semana passada, o Gaispi recomendou mais 60 dias de prazo para o 5G rodar em 15 capitais brasileiras. O conselho diretor da Anatel ainda precisa aprovar essa extensão.
Pela regra atual, todas as capitais deveriam receber o sinal até o fim de setembro. Mas, em razão do cronograma de entrega de equipamentos necessários para evitar interferências de sinal, o grupo recomendou a ampliação do prazo.
Com a ativação do sinal em Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória, serão 12 capitais com a tecnologia operante. O 5G já funciona em Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e João Pessoa