Economia

Vitória é uma das sete cidades mais inteligentes do Brasil

A Capital também é a primeira do estado no ranking da Connected Smart Cities e ocupa a quarta posição entre as cidades da região Sudeste

Ariani Caetano

Redação Folha Vitória

Vitória foi considerada a sétima cidade mais inteligente do Brasil, segundo o ranking da Connected Smart Cities

O estudo foi realizado e publicado pela Necta e Urban Systems e apresenta as configurações reais das cidades e como funcionam os pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município.

Foto: Jansen Lube

No Espírito Santo, a Capital lidera o ranking geral com uma nota de 35,604, a melhor no Estado. 

Com uma infraestrutura moderna e uma visão estratégica voltada para o futuro, Vitória tem se destacado por sua capacidade de integrar tecnologia e serviços públicos de maneira eficaz. 

Considerando as cidades do Sudeste, a capital capixaba encontra-se na quarta posição, entre 58 cidades.

“Desde quando assumimos a Prefeitura de Vitória realizamos um rigoroso ajuste fiscal, cortamos privilégios, renegociamos contratos, reduzimos o número de cargos comissionados e, assim, recuperamos nossa capacidade de investimento e passamos a realizar várias ações que estão projetando Vitória positivamente e mudando a vida das pessoas, proporcionando mais igualdade de oportunidades para os cidadãos”, ressalta o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Segundo ele, a Capital é destaque em várias frentes no cenário nacional e lançou recentemente o novo aplicativo Vitória Online, que agrega educação, inovação na saúde, ferramenta de transparência e controle social.

“Quando incluímos o cidadão, ele se torna partícipe e protagonista no processo de crescimento da cidade. Todos ganham”, reforça o prefeito.

Ranking Connected Smart Cities

O ranking Connected Smart Cities foi idealizado pela Necta e Urban Systems e apresenta as configurações reais das cidades e funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município.

O estudo considera o conceito de conectividade como a relação existente entre os diversos setores analisados. 

O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

O ranking faz parte da Plataforma CSC, que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.