Economia

Feira do mármore lança máquina nacional de corte com jato de água

Novidade na Cachoeiro Stone Fair, a máquina consegue cortar materiais extremamente duros, como granito, mármore, ardósia, com jatos de água em alta pressão

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Cachoeiro Stone Fair/Divulgação

A Cachoeiro Stone Fair, tradicional feira do mármore e granito que acontece até esta sexta (30), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, trouxe como destaque este ano uma máquina de corte com jato de água inteiramente produzida no Brasil: a Water Jet - 5 Eixos, desenvolvida pela empresa Aço Art, de Vargem Alta.

Avaliada em R$ 1 milhão, a Water Jet - 5 Eixos representa um marco para a indústria nacional, que até então dependia principalmente de importações para acessar essa tecnologia. 

LEIA TAMBÉM:

Patagônia Scarlet: cristal rosa vira sensação da Cachoeiro Stone Fair

Exportações de pedras naturais crescem 8,37% no país em 2024

ConstróiES | 5 perguntas e respostas sobre o uso da IA na arquitetura

A máquina possui tecnologia já existente produzida em países como Itália, China, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Esse tipo de equipamento consegue cortar materiais extremamente duros, como granito, mármore, ardósia, com jatos de água em alta pressão.

Segundo Arthur Pizetta, diretor de inovação da Aço Art, a produção local traz diversos benefícios ao setor, como a facilidade no manuseio graças ao layout em português, além de manutenção e suporte pós-venda mais acessíveis. 

"Esta novidade marca um avanço para a indústria nacional, que até então dependia principalmente de importações para acessar essa tecnologia. Outro fator é que a transparência quanto à origem das matérias-primas também garante um padrão elevado de qualidade e confiabilidade”, disse.

A Aço Art escolheu a Cachoeiro Stone Fair para o lançamento devido ao seu público especializado e ao ambiente propício para negócios. 

"Optamos por revelar a máquina aqui na feira por causa da visibilidade e do alcance que o evento proporciona. Isso facilita a divulgação para nossos clientes e potenciais compradore", afirmou Pizetta. 

Outras inovações na feira

Além da Aço Art, outros grandes fabricantes do setor, como a Cimef e a Nebrax, também trouxeram suas novidades para a feira. 

A Cimef apresenta novos equipamentos, incluindo os teares Beka Tech e as politrizes multicabeças CPC, que prometem revolucionar o beneficiamento de rochas.

A Nebrax, por sua vez, lançou uma linha de insumos voltada para marmorarias, com destaque para a Resina Ultra, que oferece resistência superior ao amarelamento, ideal para superfícies expostas ao sol. 

Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, ressalta que a Cachoeiro Stone Fair promove a integração entre todos os segmentos da cadeia produtiva, desde a extração até a comercialização. 

"A Cachoeiro Stone Fair é projetada para promover a integração entre todos os segmentos da cadeia produtiva, desde a extração até o beneficiamento e a comercialização. Temos áreas dedicadas a cada etapa do processo, além de palestras e workshops que abordam temas relevantes para todos os envolvidos. A cada ano, buscamos incorporar inovações que atendam às demandas do mercado. Atualmente, o Brasil se destaca como o quarto maior produtor e o quinto maior exportador de rochas ornamentais do mundo", destacou Flávia Milaneze.

Serviço

35ª Cachoeiro Stone Fair
Data: até esta sexta (30)
Onde: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim
Horário: 14h às 20h (terça a sexta-feira). Acesso até as 19h
Público estimado: 18 mil pessoas
Área expositiva: 30 mil m² com, aproximadamente, 200 marcas de toda a cadeia produtiva
Presença internacional: 28 países
Estados representados: 26 estados brasileiros e o Distrito Federal
Público-alvo: a feira é voltada para profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores, compradores, entre outros