Economia

Marcopolo vai abrir 500 empregos para produção de ônibus elétricos no ES

A primeira unidade do modelo elétrico está prevista para outubro. A fábrica, que fica em São Mateus (ES), passará a produzir 26 ônibus diariamente

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Léo Júnior/divulgação

A multinacional brasileira Marcopolo está ampliando sua fábrica em São Mateus, Espírito Santo, e vai abrir 500 empregos até 2025 para a produção de uma nova linha de ônibus 100% elétricos. 

Inscrita no Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), a empresa destinará R$ 260 milhões na expansão.

LEIA TAMBÉM:

>>Pix sem redirecionamento pode tomar parte do espaço dos cartões de crédito

>>Entrevista de Domingo | Bento Venturim: “Nascemos no agro, mas hoje nós somos do mundo”

>>Futura: capixabas querem ver times de futebol locais disputarem campeonatos nacionais

A primeira unidade do ônibus elétrico Marcopolo Attivi está prevista para outubro. A fábrica, que atualmente produz até 20 veículos por dia, passará a produzir 26 ônibus diariamente, elevando sua capacidade produtiva para 90%. 

Vale lembrar que o governo do Estado planeja adquirir 50 ônibus elétricos para o sistema Transcol até o início de 2025 e a expansão da fábrica contribuirá para isso.

Durante uma visita técnica à unidade, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, esteve acompanhado do presidente da Federação das Indústrias, Paulo Baraona, e do CFO da Marcopolo, Pablo Motta, para acompanhar o progresso na capacidade produtiva da planta.

Foto: Léo Júnior/divulgação

Ricardo Ferraço destacou a relevância estratégica do projeto para o Estado. 

“Hoje, presenciamos a finalização do primeiro ônibus convencional que será exportado, levando o nome e o trabalho do Espírito Santo para o mundo. Com esses novos investimentos, além dos 2.000 colaboradores atuais, mais 500 vagas serão abertas, trazendo ainda mais oportunidades para os capixabas”, afirmou.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

O vice-governador também ressaltou que essa expansão evidencia o sucesso das políticas econômicas do governo do Estado. 

“Estamos constantemente visitando empreendimentos, conferindo o que está sendo feito, dialogando com os trabalhadores, e testemunhando o desenvolvimento. Em todas as regiões do Estado, temos instrumentos e incentivos que impulsionam o crescimento industrial, gerando novas oportunidades para a população”, acrescentou.

Durante a visita, os funcionários da Marcopolo compartilharam o impacto positivo que a fábrica tem tido em suas vidas e na comunidade. 

“Moro em São Mateus e a empresa é bem próxima da cidade. Temos transporte da empresa que nos busca em casa. Nesse emprego, já consegui comprar meu carro. Tenho muito orgulho de trabalhar aqui e estou muito feliz”, relatou Neiva Maria, preparadora de superfície na fábrica.

A Marcopolo é a maior fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil e uma das maiores do mundo. Fundada em 1949 em Caxias do Sul, RS, a empresa possui uma planta industrial consolidada em São Mateus e exporta para mais de 120 países em cinco continentes.