Economia

Movimentação de cargas aumenta 23% nos portos de Vitória e Vila Velha

Vports movimentou 4,7 milhões de toneladas entre janeiro e julho, com destaque para granéis sólidos e carga geral

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Vports

A movimentação de cargas nos portos de Vitória e Vila Velha, administrados pela Vports, apresentou um crescimento de 23% entre janeiro e julho de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Durante esse intervalo, foram movimentadas 4,7 milhões de toneladas de produtos, incluindo granéis sólidos, carga geral e contêineres.

LEIA TAMBÉM:

>>Paul Clements afirma que ES pode virar uma capital ESG no mundo

>>RuralturES deve atrair 20 mil visitantes e movimentar R$ 5 milhões em negócios

>>Sonegação: 381 empresas no ES devem mais de R$ 20 bilhões em ICMS

Crescimento em carga geral e granéis sólidos

A carga geral foi o segmento que mais cresceu, com um aumento de 71%, alcançando 711 mil toneladas movimentadas no período. 

Já a movimentação de granéis sólidos totalizou 1,5 milhão de toneladas, impulsionada principalmente pelo carvão, trigo e malte. 

O carvão se destacou com um crescimento de 436% nos primeiros sete meses do ano.

Outro grande destaque foi a importação de trigo, que registrou um aumento de 124% na movimentação, sendo totalmente destinado aos moinhos capixabas. 

Investimentos em infraestrutura

Esse crescimento foi impulsionado por investimentos em infraestrutura no porto, como os dois armazéns horizontais, cada um com capacidade para 40 mil toneladas, entregues no final de julho. 

Essas estruturas visam atender o segmento de grãos, contemplando além do trigo, produtos como soja, milho, farelo e malte.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Segundo Adriano Hantequeste Gomes, coordenador de Planejamento e Inteligência de Mercado da Vports, as novas estruturas são essenciais para o armazenamento de cargas a granel. 

"As estruturas são essenciais para a armazenagem de cargas a granel e desempenham um papel fundamental nas operações portuárias, melhorando o fluxo rodo-ferroviário, reduzindo custos e elevando a eficiência portuária", afirmou.