Economia

Saiba quais são os carros que fazem até 17 km/l para você economizar gasolina

Quem está em busca de um veículo econômico deve levar em consideração as opções com melhor benefício no gasto de combustíveis nas estradas

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

O valor dos combustíveis não para de subir. E a alta dos preços pesa cada vez mais no bolso dos capixabas. Numa rápida pesquisa pelas ruas, é possível constatar que o valor do litro da gasolina, por exemplo, já passou dos R$ 6 há um bom tempo. O preço médio, no Espírito Santo, está em R$ 6,21, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). 

Com esses aumentos sucessivos, quem está em busca de um veículo, ou utiliza o carro para trabalhar, deve ficar atento e levar em consideração os modelos que oferecem o melhor benefício quanto ao gasto de combustível nas estradas para ajudar a economizar.

Leia também: Com carros novos em falta, seminovos estão mais caros no ES. Veja dicas para comprar!

Em relação à gasolina, o mercado atual de veículos oferece opções que apresentam um bom desempenho por litro de combustíveis em vias urbanas. Há opções de modelos que fazem até 17,7 quilômetros por litro na cidade.

Dicas para economizar combustível:
- Evite aceleração desnecessária e mantenha velocidade
- Respeite as trocas de marcha, tanto em câmbio manual e automático
- Realize manutenção preventiva de filtro de Combustível, velas de ignição e filtro de ar
- Mantenha pneus calibrados e evite carregar peso de forma desnecessária
- Respeite os limites do carro

A avaliação de consumo é feita pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro e mede o consumo energético em megajoules por quilômetro (MJ/Km) e também em quilômetro por litro (Km/l).

O PBE avalia o gasto necessário de energia para cada automóvel se locomover. A medição segue um teste padronizado de consumo em condições controladas, atribuindo notas que vão de A, para modelos mais eficientes, até E, para os menos eficientes.

Modelos de carros mais econômicos

A pedido do jornal online Folha Vitória, o especialista em manutenção veicular Everton Peroni listou quatro modelos que apresentam desempenho de até 17,7 quilômetros por litro de gasolina.

Confira: 

Foto: Divulgação

O Renault Kwid tem por baixo do capu o motor 1.0 SCe (transmissão manual de cinco velocidades) é bem econômico, o grande problema é alguns acabamentos que são muito simples.

Dados de consumo

Cidade: 14,9 km/l (gasolina) e 10.3 km/l (etanol)
Estrado: 15,6 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol)
Foto: Divulgação

O Chevrolet Onix Plus se destaca por sua economia e design inovador. Vem equipado com o motor 1.0 aspirado que pode gerar 82 cv de potência e torque de 10,6 kgfm. O cãmbio é o manual de seis velocidades.

Dados de consumo

Cidade: 14,3 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)
Rodovia: 17,7 km/l (gasolina) e 12,5 km/l (etanol)
Foto: Divulgação

O Fiat Mobi Easy é o carro mais barato do Brasil. Seu motor é o Fire 1.0 EVO 8v Flex, que tem potência 75 cv e torque de 9,9 kgfm.

Dados de consumo

Cidade: 13,5 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol)
Estrada: 15,2 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol)
Foto: Divulgação

O Volkswagen Gol e Voyage tem um baixo consumo de combustível. O modelo 1.0 traz o mesmo motor e o mesmo câmbio do Voyage o famoso motor EA211 e tem potência máxima de 84 cv e torque de 10,4 kgfm.

Dados de consumo

Cidade: 13,3 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol)
Estrada: 14,4 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol



Pontos moeda