Economia

Ferrovia Centro-Atlântica: renovação de concessão deve abrir 10 mil empregos

Com a renovação antecipada, estão previstos cerca de R$ 10 bilhões em investimentos no Corredor Leste, que conecta o Espírito Santo a Minas Gerais

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/VLI

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) promete transformar a economia do Espírito Santo, com investimentos de aproximadamente R$ 29 bilhões e a criação de 10 mil empregos ao longo do período de vigência do contrato. 

A expectativa da VLI, controladora da FCA, é que a renovação impulsione a movimentação de cargas e fortaleça a infraestrutura ferroviária no Estado.

Com a renovação antecipada, estão previstos cerca de R$ 10 bilhões em investimentos no Corredor Leste, que conecta o Espírito Santo a Minas Gerais. 

Esses investimentos incluirão a aquisição de novas locomotivas e vagões, melhorias na malha ferroviária e obras para resolver conflitos urbanos. 

O projeto visa não apenas modernizar a infraestrutura, mas também gerar 10 mil empregos, estimulando a economia local e a criação de renda no Espírito Santo. As oportunidades de trabalho serão geradas nos seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e também no Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM:

Após recorde, importação de carros pelo Espírito Santo recua com tarifa sobre eletrificados

Notas comerciais e a modernização no acesso ao mercado de capitais

Economia capixaba: diversificar com commodities é uma boa estratégia

“O Espírito Santo é uma rota estratégica para as operações da VLI, por ser um Estado com forte vocação portuária. Renovar antecipadamente a concessão significa viabilizar investimentos para fomento do transporte de cargas pelo modal ferroviário, favorecendo diretamente o incremento da movimentação nos portos capixabas, estimulando a economia e a geração de emprego e renda do Espírito Santo”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

Aumento no volume de cargas

Estudos de demanda atualizados indicam um aumento de 63% no volume de cargas movimentadas no estado, impulsionado pelos fluxos de importação e exportação gerenciados pela VLI. 

A ferrovia transporta uma ampla gama de produtos, incluindo grãos, fertilizantes, celulose e produtos siderúrgicos. 

A renovação antecipada permitirá um crescimento adicional na movimentação de milho, soja e farelo de soja, além de fertilizantes para Minas Gerais e produtos siderúrgicos para Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Modernização dos acessos portuários

A proposta de renovação também prevê a modernização dos acessos portuários no Espírito Santo. 

Essa melhoria é crucial para aumentar a eficiência das operações portuárias e suportar o crescimento da movimentação de cargas, beneficiando diretamente os portos capixabas e promovendo a competitividade econômica da região.

Futuro da Ferrovia Centro-Atlântica

Atualmente, a VLI movimenta cerca de 16,7 milhões de toneladas anualmente nas ferrovias e 16,2 milhões de toneladas nos portos do Espírito Santo. Essas cargas trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica em Minas Gerais e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, através de direitos de passagem.

A proposta, atualmente em análise pelos órgãos reguladores e sujeita a discussões em audiências públicas, inclui a aquisição de locomotivas e vagões, melhorias na malha ferroviária, modernização dos acessos portuários e intervenções para resolver conflitos urbanos.