Economia

Portocel realiza primeiro embarque de café e diversifica cargas

O embarque da carga acontece nesta sexta-feira (6), em Aracruz, e marca uma nova fase para o terminal, conhecido por movimentar produtos florestais

Redação Folha Vitória

Foto: Portocel/Divulgação

O Portocel, localizado em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, dará um passo histórico nesta sexta-feira (6). ao realizar seu primeiro embarque de café. A carga, totalizando 8.300 toneladas acondicionadas em big bags de 1 tonelada cada, será transportada no navio BBC Philippines para Alemanha e Bélgica. 

Este embarque marca uma nova fase para o terminal, que há 46 anos é conhecido por movimentar produtos florestais.

LEIA TAMBÉM: 

Feira de mulheres empreendedoras reúne artesanato, moda e música em Vila Velha

Cerimônia reúne mil pessoas para homenagem aos corretores de imóveis em Vitória

Aneel reduz patamar de bandeira vermelha e reajuste pode ser menor

O movimento é parte da estratégia de diversificação do Portocel, que recentemente também recebeu veículos da montadora coreana BYD, somando aproximadamente 2.900 unidades em dois desembarques. 

A inclusão do café no portfólio de cargas do terminal destaca seu compromisso em expandir suas operações além das commodities tradicionais e fortalecer a logística do Espírito Santo.

Além do café, o Portocel vem ampliando seu escopo operacional com produtos siderúrgicos, rochas ornamentais, sal e cargas de projeto, incluindo peças grandes para a indústria de óleo e gás. Alexandre Billot Mori, gerente executivo do Portocel, destacou os recentes sucessos e os planos futuros: 

“Tivemos em 2023 o melhor desempenho operacional e financeiro da nossa história e, em 2024, continuamos entregando bons resultados com a captura de oportunidades para aproveitar ao máximo a nossa capacidade de movimentação de cargas.”

Mori também enfatizou a importância das melhorias contínuas na infraestrutura do terminal e sua localização estratégica. “Estamos localizados fora do eixo urbano, com ligação rodoviária e ferroviária com as principais regiões do Brasil, o que nos dá diferenciais competitivos importantes.”