O famoso Radium Hotel voltará a ser utilizado após décadas fechado em Guarapari. O antigo hotel na Praia da Areia Preta não será reaberto com a mesma finalidade. Agora, ele terá como o novo foco a capacitação profissional, impulsionando o crescimento econômico e social.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o imóvel, construído entre as décadas de 1940 e 1950, não atende às exigências modernas para hotéis. Ele passará por um restauro, com um investimento de R$ 21 milhões.
LEIA TAMBÉM:
>> Novo prédio em Camburi terá todos os apartamentos com vista para o mar
>> Banco Central anuncia alterações no Pix para quem paga pelo celular
>> Valor de investimentos em startups capixabas é seis vezes maior que em Santa Catarina
Após a restauração, o Radium Hotel será administrado pelo Senac. “O uso futuro do equipamento, incluindo a oferta de cursos e capacitação de alunos, será determinado e gerido pelo Senac”, determinou o órgão.
O empreendimento teve sua construção iniciada em 1947, inauguração em 1953 e funcionou até 1964 com a proibição dos jogos de azar. Três anos depois, as atividades retomaram no hotel, mas, foram interrompidas em 1992 pela deterioração física.
Com previsão de início no ano de dezembro de 2024, o hotel passará pelo projeto de restauro e reabilitação. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2026.
Hotel possui área construída de 2.206,51 m² e externa 1.381,58 m²
O Radium Hotel possui uma área construída de 2.206,51 m² e uma área externa de 1.381,58 m². Mas, a estrutura do imóvel apresenta problemas significativos, incluindo deterioração geral, como pisos cedendo e exposição de armaduras.
O espaço, que era um dos mais luxuosos hotéis do país, conta com 54 quartos e áreas comuns que antigamente incluíam um restaurante, piano bar, um cassino e um salão de jogos.