Restituição do Imposto de Renda: Receita libera consulta ao último lote; veja passo a passo
Contribuintes que não forem contemplados neste lote podem ter caído na malha fina e, por isso, é preciso ficar atento
A Receita Federal iniciou, nesta segunda-feira (23), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Serão 511.025 contribuintes contemplados, incluindo prioritários e não prioritários. O crédito bancário será realizado no dia 30 de setembro, com um montante total de R$ 1 bilhão.
Para verificar se sua restituição está disponível, basta acessar a página da Receita na internet e selecionar “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. Este lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores.
LEIA TAMBÉM:
>> Pequenos empreendedores do ES terão novo serviço de logística e entrega dos Correios
>> Ministro Silvio Costa visita obras em portos do ES nesta segunda
>> Construtora abre 300 vagas para contratação imediata em Vitória
O que fazer se não estiver no lote?
Contribuintes que não forem contemplados neste lote podem ter caído na malha fina. Para verificar pendências, é necessário consultar o extrato de processamento no e-CAC. Caso alguma inconsistência seja identificada, o contribuinte pode corrigir a declaração por meio da retificação.
Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, que permite acompanhar a liberação da restituição e verificar a situação cadastral do CPF.
Pagamento e reagendamento
As restituições são depositadas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários, é possível realizar o reagendamento diretamente pelo Portal BB ou por meio da Central de Relacionamento do Banco do Brasil. Se a restituição não for resgatada no prazo de um ano, o valor deverá ser solicitado via Portal e-CAC.
*Com informações do Portal R7.