Economia

Valor do pedágio na BR 101 vai aumentar com novo contrato

No novo acordo, os degraus tarifários iniciam em R$ 7,10 para cada 100 km e podem chegar a R$ 15,60 ao final do contrato

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O valor do pedágio na BR 101 no Espírito Santo vai aumentar. As novas tarifas vêm com a aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a otimização do contrato de concessão da Eco101, atualmente controlada pelo grupo EcoRodovias. 

O trecho que vai passar por novo leilão corresponde a 478,7 quilômetros ao longo da BR-10, atravessando o Espírito Santo e adentrando parte do estado da Bahia.

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Com a decisão, foi feita a proposta para a Eco101 da extensão do prazo contratual em 10 anos, além dos 9 anos ainda restantes no contrato, e, assim, foi calculado novo valor de pedágio que resulta em tarifas com degraus tarifários iniciando em R$ 7,10 para cada 100 km e chegando a R$ 15,60 ao final do contrato. Mas vale ressaltar que os valores não significam que o pedágio será de R$ 7,10. Isso porque outros fatores interferem no valor da tarifa em cada trecho. A tarifa mais cara atualmente é de R$ 4,60 em São Mateus, mas outras praças cobram a metade deste valor. 

Além disso, ficou definido que será realizado um leilão para dar oportunidade de concorrência para outras empresas interessadas em explorar o trecho e, portanto, haverá a possibilidade de troca de controle para outra concessionária, caso apresente uma proposta de pedágio inferior à solução consensual proposta.

A nova proposta possui várias condições, entre elas, a de que as obras devem ser realizadas em um período de três anos. A intenção da medida, segundo o TCU, é acelerar as entregas aos usuários do trecho, que já aguardam há mais de dez anos pelas melhorias no local.

A previsão do projeto é de 169 quilômetros de duplicações, dos quais 80 quilômetros feitos até 2026, 41 quilômetros de faixas adicionais e 11 quilômetros de marginais. Também estão programadas a construção de dois Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros (PPD).

Em julho de 2022, a Eco101 anunciou que estava desistindo do contrato de concessão do trecho que abrange o Estado, formalizando sua decisão junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Desde então, os últimos anos foram de negociação para manter os investimentos. 

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).