Economia

Governo do ES propõe alterar regra para voltar com voos para o Santos Dumont

Uma restrição, que limita a operação do Santos Dumont para aeroportos até 400 km de distância, havia sido imposta. A distância entre Vitória e Rio é de 418 km

Foto: divulgação/Infraero

O governo do Espírito Santo propõe avaliar a manutenção dos voos diretos entre os aeroportos de Vitória e Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro. Desde o dia 1º de outubro, as companhias aéreas começaram a reduzir o número de voos diários para o aeroporto. 

A restrição, que limita a operação do Santos Dumont para aeroportos até 400 quilômetros de distância, havia sido imposta após uma Resolução do Conselho de Aviação Civil da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério dos Portos e Aeroportos. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com a situação, a capital capixaba, localizada a 418 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, teria voos reduzidos para o Aeroporto Santos Dumont. 

Com as mudanças, conforme divulgado nesta segunda-feira (09), o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e o coordenador da bancada, deputado Federal Da Vitória, levaram a situação até o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho na última semana. 

“Estados possuem cooperação em serviços”, diz secretário 

Dentre os pontos apresentados para a alteração na regra, está o dado que o Aeroporto Santos Dumont, segundo a Zurich Airport, representa 28% da operação do Aeroporto de Vitória.

“Os dois estados têm cooperação numa série de serviços obrigatórios, como Justiça e Receita Federal. Economicamente, temos muitas empresas com atuação lá e cá, caso do complexo de petróleo e gás”, destacou Ricardo Ferraço. 

Além disso, foi destacado que, a distância entre os dois aeroportos supera em apenas 18 quilômetros do limite previsto, de 400 quilômetros. Com a situação, os governantes desejam acrescentar uma “margem de erro” para que o Aeroporto de Vitória possa se manter no Santos Dumont. 

Durante a reunião, também foi ressaltado que, com o cancelamento de voos da Azul, a movimentação caiu para 15%. As companhias da Gol e Latam ainda mantêm sete voos diários juntas e ainda consta no sistema do Vitória Airport Slots para janeiro de 2024, mas que podem ser cancelados a qualquer momento.

Azul suspendeu voos diretos para Santos Dumont 

A partir deste domingo (1), a Azul, uma das principais companhias aéreas do Brasil, não vai mais operar voos diretos entre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e diversas cidades, entre elas Vitória, no Espírito Santo.

A medida acontece devido às restrições de capacidade operacional impostas no aeroporto do Rio e visa atender às necessidades e regulamentações vigentes, buscando garantir a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros.

LEIA TAMBÉM: Escola em área gigante do aeroporto é “legado, não investimento”, diz Americo Buaiz Filho

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória