DATA BUSINESS

Consumidor do ES compra mais em loja física, mas pesquisa produtos na internet

Segundo dados da Futura Inteligência apresentados no Data Business Varejo, o canal de compra físico é escolhido por 64% dos consumidores no Espírito Santo

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Vitor Machado

Os consumidores do Espírito Santo ainda possuem a tendência de preferir as lojas físicas para os momentos de compras. Segundo dados da Futura Inteligência, o canal de compra físico é escolhido por 64% das pessoas no Estado.

As perspectivas de compras foram divulgadas nesta quinta-feira (03), no Data Business Varejo, o maior evento de negócios do Estado que trouxe como temática a “Transformação Digital e Inovações no Varejo”, realizado no Cinemark do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, na Capital.

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Durante o painel, com dados apresentados pelo analista Lucas Schuller, foi destacado que o canal de compra online é preferido por apenas 24% dos moradores do Estado. 

Entretanto, apesar da maior parte da população preferir comprar em lojas físicas, ela ainda possui a tendência de buscar informações no ambiente digital.

"No Espírito Santo, 75,8% buscam informações online antes de fazer compras. Já no Brasil, o número vai para 70,3%". 

Influenciadores e internet são fonte de informação para compras

Conforme os dados da Futura, 34,6% da fonte de inspiração para realizar compras parte da internet no Espírito Santo. 

Além disso, no Estado, 24,2% dos consumidores se baseiam em amigos e família e 11% dos consumidores se baseiam em influenciadores. 

Já no âmbito brasileiro, a inspiração da internet corresponde a 32,8%, já amigos e famílias influenciam 24,9% dos consumidores. Os influenciadores são fonte de inspiração para apenas 3,4%. 

Foto: Vitor Machado

Consumidores capixabas buscam vestuários e eletrônicos

Durante a pesquisa realizada com os consumidores no Estado do Espírito Santo, foi identificado que os itens de vestuários e calçados (29,4%) são os preferidos pelo público capixaba. Já em segundo lugar estão os eletrônicos (20,9%)

Em seguida estão os artigos para casa (19,1%), acessórios (13%), além de cosméticos e artigos de beleza (6,4%). 

Ao visualizar e analisar os produtos mais comprados no Brasil, em primeiro lugar no ranking estão os eletrônicos (31%), seguidos de vestuários (29,9%) e artigos para casa (12,3%)

“Crescimento do varejo acompanha poder de compra”, diz Frizera 

O empresário e sócio da Apex Partners, Ricardo Frizera, disse durante o evento que o crescimento do varejo capixaba acompanha o poder de compra das famílias do Espírito Santo. 

"A partir do momento em que sai de um ambiente inflacionário, da pandemia, faz com que as pessoas tenham uma maior confiança para consumir. Temos três variáveis: a inflação controlada, o crescimento do poder de compra e as pessoas vão ter dinheiro na mão efetivamente para consumir. Isso aumenta o poder de compra dos brasileiros", disse Frizera.

“Varejo faz parte do dia a dia dos capixabas”, diz diretor-executivo da Rede Vitória

O diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, destacou a impotância de discutir os desafios e oportunidades do varejo.

“Varejo faz parte do dia a dia dos capixabas e de todos os brasileiros. Estamos falando de uma ida à padaria, à farmácia, ao shopping. Discutir os desafios e oportunidades é de suma relevância porque o varejo é o motor da economia capixaba”, disse Caroni.

O Data Business lotou o Cinemark na manhã desta quinta-feira, no Shopping Vitória. Participaram dos debates empresários e lideranças ligadas ao varejo.