Economia

Consumidor no ES está mais otimista para fazer compras, aponta índice

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou um aumento de 1,6% em setembro em relação a agosto

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que já havia apontado aumento em agosto, apresentou novo crescimento em setembro. Isso quer dizer que os capixabas estão mais otimistas e dispostos para comprar produtos e adquirir serviços.

O levantamento mostrou que a intenção de consumo das famílias no estado registrou um aumento de 1,6% em setembro em relação a agosto, superando a média nacional, que subiu 0,9%, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

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O ICF avalia a disposição das famílias em relação ao consumo de bens e serviços, refletindo seu nível de satisfação ou insatisfação nas áreas de emprego, renda e capacidade de consumo.

Com isso, o indicador capixaba atingiu 109,6 pontos, enquanto o brasileiro chegou a 103,1. Ainda sobre o Espírito Santo, ao comparar o dado de setembro deste ano com o do mesmo mês de 2023, houve avanço de 0,8%. Já no Brasil, esse crescimento foi de 0,5%.

As informações são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com a coordenadora do Observatório do Comércio, Ana Carolina Júlio, o destaque fica para o de “Acesso ao crédito”, que cresceu 4,5% entre agosto e setembro, e “Avaliação do momento para a compra de bens duráveis”, com aumento de 4%. 

Praticamente todos os indicadores aumentaram, exceto o de “Perspectivas de consumo”.

“O subíndice ‘Segurança em relação ao emprego atual’ foi o que apresentou a maior pontuação (133,9 pontos), refletindo o aquecimento do mercado de trabalho capixaba, seguido por ‘Satisfação com a renda atual’ (128,1 pontos). Destaca-se ainda que cinco dos sete desses indicadores que resultam no ICF encontram-se acima do nível de satisfação, que é de 100 pontos. É importante entender que a segurança no emprego é um fator relevante no ICF, já que a estabilidade no serviço oferece maior confiança para assumir compromissos financeiros de longo prazo, reduzindo o risco de inadimplência e aumentando a disposição para fazer compras de maior valor”, destacou.

Outra análise necessária, segundo a coordenadora, é sobre o acesso ao crédito. Embora facilitado pela redução nas taxas de juros para pessoas físicas, ele ainda é utilizado com cautela, especialmente no financiamento de bens com preços elevados.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site da Fecomércio-ES, na seção Connect.