ARTIGO IBEF

Empreender com propósito: a chave para o sucesso empresarial

Empreender já requer muita determinação e disciplina, mas precisa muito mais que isso para que seu negócio dê certo

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Foto: Freepik
*Artigo escrito por Jessica Andrade, graduada em Administração de Empresas, empreendedora, consultora financeira, membro do IBEF Academy e do Comitê Qualificado de Conteúdo de Empreendedorismo e Gestão do IBEF-ES.

O propósito tem por definição a intenção de fazer algo; um projeto, um desígnio. É uma ideia de alcançar um objetivo, uma finalidade, um intuito. Empreender já requer muita determinação e disciplina, mas precisa muito mais que isso para que seu negócio dê certo.

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Empreender não está ligado apenas com gestão, finanças, números, planilhas e planejamentos. 

Com tantas oportunidades, facilidades e meios para se criar um empreendimento, muitos se pegam questionando o que realmente querem fazer. 

Surgem dúvidas como: quem eu sou, qual a finalidade do meu negócio e como ser diferente em muitos mercados já saturados.

Saber o seu propósito e alinhar com seu negócio pode fazer muita diferença na criação de uma vida mais significativa. 

Além disso, é importante entender qual o motivo da existência da sua empresa, quais são os impactos gerados com seus produtos e serviços para melhorar a vida das pessoas. 

Saber disso aumenta sua competitividade, pois é o que vai diferenciar sua marca das outras, tornando-a única. Daí em diante, é essencial atrair um público que seja inerente à sua identidade.

Uma maquiadora, ao maquiar uma cliente, não espera apenas fazer uma maquiagem. Ela pode esperar elevar a autoestima da mulher, realçar sua beleza e fazê-la mais feliz com esse serviço. 

Esse pode ser um propósito definido por ela, pois sem isso, pode não entregar um serviço de qualidade, sendo apenas mais uma no mercado.

Além de entender qual o seu motivo para existir é importante ter uma identidade que seja natural, algo que os clientes olham e identificam de forma clara.

Um exemplo disso é a empresa Vida Veg, criada com a intenção de contribuir com a alimentação saudável e sustentável. 

Em 2010, Anderson Rodrigues, sócio e criador da marca, entrou em uma ONG de proteção a animais por meio de um mestrado que fazia no sul de Minas Gerais. 

Ali despertou para ele a questão do veganismo. Ele relata que ia aos supermercados e não encontrava nenhum laticínio que não fosse de origem animal. 

Após 5 anos, ele criou a empresa para facilitar os acessos a esses alimentos com o propósito de salvar os animais através do empreendedorismo.

Em virtude do que foi mencionado, quando um empreendedor atua com um propósito, é muito provável que seu negócio dê certo, pois, assim, fica mais fácil passar os valores da empresa e terá mais confiança do mercado. 

Isso vai muito além de lucratividade, está relacionado a valores e princípios que podem inspirar muitas pessoas.  

*Este texto expressa a opinião do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo