Cacau Show: Alê Costa iniciou marca com encomenda de 2 mil ovos de chocolate
A empresa, considerada maior rede de chocolates finos do mundo, possui atualmente cerca de 3,7 mil pontos de venda espalhados pelo país
Um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica de chocolates da Cacau Show em Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta terça-feira (7). A estrutura na cidade capixaba foi inaugurada em agosto do ano passado e é responsável por cerca de 19% de toda a produção de chocolates da empresa.
Atualmente, além da fábrica em Linhares, a Cacau Show possui outras duas no Brasil, localizadas nas cidades de Itapevi e Campos do Jordão, ambas no interior de São Paulo. Além disso, possui atualmente cerca de 4,1 mil lojas espalhados pelo país.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A história da empresa começou na Páscoa de 1988, quando o jovem empreendedor Alexandre Costa, na época com 17 anos, recebeu uma grande encomenda de 2 mil ovos de chocolates, de 50 gramas.
No entanto, a fábrica que ficaria responsável pela produção dos ovos disse a ele que não poderia fazer os produtos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, Alê Costa, como é conhecido, resolveu produzi-los por conta própria e conseguiu entregar a encomenda.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | "A gente vai reconstruir", diz dono da Cacau Show sobre incêndio na fábrica de Linhares
Com o lucro das vendas, ele deu início à própria empresa, a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais de Alê, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Logo depois, o jovem empresário obteve capital suficiente para passar a pagar um aluguel pelo espaço.
Com o tempo, a empresa foi crescendo e ganhou reconhecimento. Em 2001, a primeira loja Cacau Show foi inaugurada em Piracicaba, no interior de São Paulo. Um ano depois a empresa já possuía 18 lojas franquiadas.
A partir daí, a Cacau Show começou a expandir rapidamente, abrindo pontos de venda em todo o Brasil. Em 2005, a empresa ganhou o prêmio de Melhor Franquia do Ano. Três anos mais tarde, ela ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo.
A estratégia de Alê Costa era oferecer chocolates de qualidade premium a preços competitivos, uma abordagem que rapidamente conquistou os corações dos consumidores brasileiros.
Atualmente, a Cacau Show possui uma ampla rede de pontos de venda, incluindo lojas próprias, quiosques e franquias. A expansão nacional da empresa permitiu que seus produtos estivessem disponíveis em todas as regiões do Brasil.
Em 2022, a empresa alcançou o número de 121.519 revendedores cadastrados, totalizando mais de R$ 267 milhões em vendas pelo canal de venda direta. São mais de 35 mil revendedores ativos e mais de 3 mil cidades com a venda direta.
O faturamento foi de R$ 4 bilhões em 2022. A companhia produziu 27,4 mil toneladas de chocolate no ano passado, um crescimento de 26,2% em comparação com 2021.