Economia

Cidades do ES participam de feira mundial de smart city na Europa

A comitiva capixaba participa do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, além de realizar visitas técnicas a espaços públicos, empresas e universidades

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik
Congresso de cidades inteligentes acontece em Barcelona, na Espanha

Nove cidades do Espírito Santo integram uma comitiva técnica que está representando o Espírito Santo na maior feira de cidades inteligentes do mundo, em Barcelona, na Espanha, até o próximo dia 15 de novembro. São elas: Vila VelhaAnchieta, Viana, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Muniz Freire, Barra de São Francisco, Colatina e Castelo.

Além do grupo capixaba, comitivas do Sebrae nacional e das unidades de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais participarão da missão técnica internacional.

Durante a missão técnica, a comitiva capixaba participa do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, além de visitas técnicas a espaços públicos, empresas, universidades e instituições que desenvolvem projetos pioneiros que contribuem para que as cidades sejam mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.

Vila Velha foi selecionada por ter ficado com a primeira colocação entre as cidades com maior crescimento no índice de Cidade Empreendedora do Espírito Santo de 2021 até 2023.

Em 2021, o município obteve uma nota de 4,8 pontos, no índice do Sebrae. Em 2022, houve um avanço importante e a cidade passou para 8,2 pontos. 

Neste ano, com a aprovação de leis importantes e a desburocratização dos procedimentos administrativos, Vila Velha chegou à nota de 9,6. Ou seja, registrou um crescimento de 100% na pontuação, somando a maior evolução do índice no Estado.

“Vila Velha não tinha o que comemorar quando chegamos. Pior ambiente de negócios, não gerava emprego, não tinha diálogo com empresariado. Em dois anos, saímos de 4,8 para 9,6, maior crescimento do índice no Estado e que nos credenciou a ir até a maior feira do mundo de cidades inteligentes aprender, captar investimentos, dialogar com as referências globais de smart city e trazer para Vila Velha. Assim, aumentamos emprego e renda para os moradores do município e evoluímos ainda mais em inteligência, convergência de dados, integração de serviço, diminuição de tempo de espera de serviços”, comemorou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Segundo o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que também participa da missão, o objetivo é captar experiências que impactem a vida dos moradores.

"Nosso primeiro dia nesta missão internacional foi muito produtivo. Participamos de reuniões, palestras e troca de experiências sobre o desenvolvimento de Cidades Inteligentes. O nosso objetivo é adquirir conhecimento para levar para Viana mais políticas públicas eficazes que transformem a vida de quem escolheu nossa cidade como lar e para que Viana cresça ainda mais alcançando patamares maiores a cada dia e gerando oportunidades para todos os vianenses”, explicou o prefeito.

A cidade de Viana foi eleita neste ano pelo Sebrae-ES como a cidade mais empreendedora da Grande Vitória pelo programa Cidade Empreendedora, sendo destaque estadual na redução da burocracia, qualificação profissional e agroturismo.

Incentivo ao engajamento das prefeituras

Em 2023, para incentivar um maior engajamento das prefeituras, uma missão técnica internacional foi oferecida aos municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal, principal indicador do programa. 

Participam da missão: Anchieta, Viana, Cariacica, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Muniz Freire, Barra de São Francisco, Colatina e Castelo.

O ICEE está embasado em cinco competências que o poder público municipal foi estimulado a desenvolver no programa: governança para estímulo ao empreendedorismo; programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; regulamentações e legislação para melhoria do ambiente de negócio; processos que facilitam a realização de negócios e estimulam o setor produtivo, e recursos e infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento ao empreendedor.

Exemplos de inovação

Espanha e Portugal foram os destinos escolhidos com base na experiência desses países com inovação, empreendedorismo, competitividade e modelos consolidados de governança e gestão pública na perspectiva de cidades inteligentes.

“O principal objetivo do Cidade Empreendedora é estimular políticas públicas que alcancem o empreendedor local. A missão técnica dará a oportunidade para que esses gestores municipais conheçam outras iniciativas de sucesso adotadas em cidades que são referências em inovação, tecnologia e empreendedorismo”, ressalta a gerente de relações institucionais do Sebrae/ES, Alline Zanoni.

Confira a programação

Barcelona (Espanha)

06/11 – Visita Técnica ao United Cities and Local Governments – UGLG (ONU dos Municípios)

06/11 – Palestra com Prof. Dr. Josep Piqué – Presidente Executivo de La Salle Technova Barcelona, referência mundial em Ecossistemas de Inovação.

06/11 – Reunião com a Câmara de Comércio Brasil Catalunha com a participação do prefeito de Barcelona

07/11 – Participação no Smart City Expo World Congress

07/11 – Visita Técnica ao Barcelona Activa e ao Distrito 22@

08/11 – Participação no Smart City Expo World Congress

08/11 – Visitas técnicas ao DFactory Barcelona e ao 3D Incubator

08/11 – Participação no Smart City Expo World Congress Awards

09/11 – Participação no Smart City Expo World Congress

09/11 – Visita técnica a Cisco Barcelona

10/11 – Visita ao órgão oficial de Turismo de Barcelona e da Região Metropolitana da Catalunha

10/11 – Visita ao Museu de Ciências CosmoCaixa

Porto (Portugal)

13/11 – Visita técnica a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (LIPOR)

13/11 – Visita técnica ao United Nations University (UNU-EGOV)

Aveiro/Cascais (Portugal)

14/11 – Visita técnica ao Creative Science Park Aveiro

Lisboa (Portugal)

15/11 – Visita técnica a NOVA School of Business and Economics

15/11– Visita técnica a Beta-i

Pontos moeda