Economia

Terceirização do setor financeiro para pequenas e médias empresas

A realização de uma atividade-meio por empresas terceirizadas consolida-se a cada ano e movimenta um grande mercado em todo o mundo

IBEF-ES

Foto: Freepik
*Artigo escrito por Pedro Henrique Mariano, MBA em Controladoria e Finanças, consultor e executivo de Controladoria, Planejamento, Finanças, Orçamento, Resultado e Processos e membro do Comitê Qualificado de Conteúdo de Economia do IBEF-ES.

A terceirização, para muitos setores de uma empresa, é um formato de trabalho amplamente difundido, principalmente para as de porte pequeno ou médio: marketing, contabilidade, serviços gerais, TI, etc. 

A realização de uma atividade-meio por empresas terceirizadas consolida-se a cada ano e movimenta um grande mercado em todo o mundo, trazendo ganhos importantes, como eficiência, produtividade e vantagens competitivas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A terceirização pode ajudar as empresas e fomentar a economia, principalmente quando se faz necessário realizar ou investir muito caro em pessoas e equipes para desempenhar funções que não são fim do negócio. 

Terceirizar um setor da empresa, ou vários deles, entregando tarefas a especialistas, é uma ótima solução para estruturar rotinas e reduzir custos. Por exemplo, delegar as rotinas financeiras a especialistas terceirizados, além de reduzir custos de operação, pode fazer a empresa trabalhar melhor e lucrar mais.

Rotinas, processos, práticas administrativas e financeiras estão no dia a dia de qualquer empresa, mas, principalmente para empresários e empreendedores ávidos por realizarem em áreas que eles dominam, essas atividades muitas vezes se tornam “gargalos” na operação e no potencial de crescimento. No entanto, deixar as rotinas de lado pode significar perder dinheiro.

Implementar rotinas financeiras no seu negócio, além de auxiliar muito a gestão, pode reduzir o dinheiro perdido pelos ralos de prazos perdidos, esquecimentos, transações mal-intencionadas e falta de controle. 

Se o objetivo do setor financeiro é gerenciar as finanças da melhor forma possível, a adoção de processos e práticas habituais é condição para o cumprimento desse papel. Para além disso, o estabelecimento e a execução de rotinas e processos financeiros são ações que se transformam em resultados.

Entre as principais rotinas do escopo do setor financeiro é possível listar:

• Gestão de contas a pagar e a receber;
• Controle do fluxo de caixa;
• Faturamento e cobrança;
• Gestão bancária;
• Planejamento financeiro;
• Gestão de riscos.

Dessas rotinas, quais são realizadas pela própria empresa? Realizá-las ou não tem impacto direto e imediato nos resultados que sua empresa vem apresentando? 

Em um ambiente de concorrência acirrada, o controle financeiro por meio dessas rotinas garante competitividade ao negócio, além de visão ampla sobre os recursos e seu fluxo dentro da empresa, estruturação do orçamento com maior objetividade, identificação de áreas que demandam investimentos e outras que apresentam desperdícios e melhoria na tomada de decisões.

O setor financeiro, seja ele interno ou terceirizado, precisa cuidar, junto com o gestor, desses processos, para que eles sejam realizados da melhor forma possível, sem haver perdas e colaborando para o crescimento da empresa. 

Adotar rotinas financeiras, entretanto, não é se debruçar sobre cada um desses itens diariamente, mas cuidar para que eles sejam realizados na periodicidade que precisarem e que produzam relatórios e informações para a tomada de decisão presente e futura.

É importante destacar que para o bom desempenho das rotinas, é primordial contar com profissionais qualificados e tecnologias adequadas, com softwares capazes de organizar as tarefas, que são repetitivas, mas essenciais para o sucesso.

Por que apostar nessa tendência?

Pode haver insegurança em entregar a gestão financeira do seu negócio a uma empresa terceirizada, mas essa é uma forte tendência para empresas que querem ganhar tempo para cuidar do que realmente importa para elas.

Terceirizando o setor financeiro e suas atribuições de cuidar de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, cobrança e gestão bancária, o empresário ganha em competitividade. 

Esse tipo de terceirização garante, entre outras vantagens, a redução dos custos operacionais, foco na atividade principal, o aumento da capacidade produtiva e da eficiência. 

Além disso, obtêm-se, junto à empresa contratada, informações valiosas e soluções criativas e inovadoras, algo que só se consegue com especialistas pensando a gestão financeira do negócio 24 horas por dia.

O BPO Financeiro (Business Process Outsourcing) se apresenta como uma estratégia moderna de empresas que direcionam as energias apenas ao seu negócio principal, como uma solução para adquirir apoio com informações e análises financeiras. 

O exercício é válido para qualquer empresa, onde é possível buscar no mercado um parceiro que lhe transmita confiança, tenha experiência, conhecimento e infraestrutura. 

Com tecnologia e a metodologia correta para fazer sua gestão financeira de forma transparente e inteligente, é possível dedicar muito mais tempo ao que realmente é importante e gera resultado.