Black Friday deve movimentar R$ 7,69 bilhões no ES em novembro
Segundo levantamento, os produtos mais almejados pelos consumidores capixabas são eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuário e joias
Um levantamento feito pelo Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nas informações da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo (CNC) mostrou que o mês de novembro, deve movimentar R$ 7,69 bilhões em vendas na economia capixaba.
O mês é famoso devido à Black Friday, período em que diversos produtos ficam mais baratos.
A previsão se confirma com o cenário positivo observado nos últimos meses deste ano, devido aos juros estáveis, ao aumento da confiança dos empresários capixabas e das contratações formais do mercado de trabalho, além do crescimento da intenção de consumo das famílias.
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Segundo o levantamento, os produtos mais almejados pelos consumidores capixabas são eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuário e joias. Além disso, o ar-condicionado e o videogame foram destacados como itens mais pesquisados. No segmento de vestuário, o tênis teve destaque entre os consumidores.
De acordo com a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, Ana Carolina Júlio, o efeito da Black Friday sobre as vendas de novembro tem colocado o Estado em uma posição de destaque.
No ano passado, enquanto o Brasil apresentou um aumento de 0,1% nas vendas de bens essenciais, o Espírito Santo alcançou crescimento de 13,3% no mesmo segmento.
“Esses números evidenciam a força do mercado estadual, impulsionado por estratégias eficazes e pelo aquecimento da demanda local, posicionando o Espírito Santo como um protagonista no comércio brasileiro. Eles reforçam ainda o potencial da data para alavancar as vendas em diversos setores, especialmente com estratégias que combinam descontos atrativos, promoções segmentadas e a expansão das vendas digitais”, ressaltou Ana Carolina Júlio.
A pesquisa destacou o aumento significativo na busca por empresas específicas e por marketplaces.
“Essa movimentação evidencia o interesse dos consumidores em marcas já consolidadas e na conveniência oferecida pelas grandes plataformas de e-commerce, que reúnem uma ampla variedade de produtos e promoções em um único espaço. Essa dinâmica reflete o papel estratégico das campanhas digitais e da presença on-line para atrair e engajar o público ao longo de todo o mês de novembro. A data tem tudo para alavancar as vendas do último trimestre do ano, já que muitos consumidores esperam esse tipo de oportunidade para negociar maiores descontos e condições de pagamento”, explicou a coordenadora.
Âmbito nacional
Segundo um levantamento da CNC, a estimativa é que o comércio brasileiro movimente R$ 5,22 bilhões, no período da Black Friday, entre os dias 29 e 30 de novembro. Isso representará uma alta de 0,4% no faturamento em relação ao ano passado.
As categorias de produtos mais impactadas são as de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,23 bilhão), utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,18 bilhão), vestuário, calçados e acessórios (R$ 1 bilhão), hiper e supermercados (R$ 960 milhões) e outros segmentos (R$ 860 milhões).