FÓRUM IEL DE GESTÃO

Fórum debate a liderança feminina: "Precisam ser incentivadas a estarem onde quiserem"

Líderes discutiram o papel das mulheres na gestão empresarial e a importância de uma liderança humanizada e presente

Redação Folha Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A frase “As palavras podem ser compreendidas, mas os exemplos arrastam”, de Paula Barcellos, CEO da Viação Águia Branca, deu o tom do painel “Voices of Leadership” na 7ª edição do Fórum IEL de Gestão.

O debate contou com a presença de executivas como Sílvia Marafon, conselheira e mentora em gestão e liderança, e foi mediado por Eduarda Buaiz, presidente do Conselho do Grupo Buaiz.

LEIA TAMBÉM:

>> "Se fosse um país, ES seria 2º maior produtor de café do mundo", diz especialista

>> De carros a computadores: Ufes faz leilão on-line de 150 itens

>> Azul vai retomar voos entre Linhares e Confins, diz Casagrande

As participantes discutiram o impacto de lideranças femininas no setor empresarial. Segundo Eduarda, a gestão humanizada é uma característica feminina que agrega valor às empresas. 

Uma gestão mais humanizada faz a diferença nos resultados. Mulheres precisam ser incentivadas a estarem onde quiserem e nós, como líderes, daremos sempre esse apoio para que cheguem lá”, afirmou.

Paula Barcellos enfatizou a importância de uma liderança presente, próxima dos colaboradores.

Se queremos líderes comprometidos, precisamos estar na linha de frente, entendendo a realidade de quem atua no dia a dia. Isso gera impacto direto na empresa”, disse.

Sílvia Marafon abordou a necessidade de preparar sucessores desde o início da liderança. “Assim que assumo um cargo, começo a desenvolver meu sucessor. Uma liderança eficaz é aquela que aprende constantemente e gera aprendizado.”

Além das executivas, o Fórum IEL recebeu o consultor e escritor Ram Charan, conhecido como o maior guru mundial de liderança, e Rachel Maia, CEO da RM Cia 360, com foco em impacto social e ambiental, que compartilharam suas visões sobre liderança e gestão em empresas.