Intenção de consumo das famílias do ES aumenta pelo 3º mês seguido
Economia do Espírito Santo mostra otimismo, com famílias impulsionando o consumo acima das médias nacional e regional
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Espírito Santo cresceu pelo terceiro mês consecutivo em outubro, atingindo 110,2 pontos. Esse valor, considerado satisfatório por estar acima de 100 pontos, supera as médias nacional (103,2) e regional do Sudeste (105,5).
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O índice capixaba registrou aumento de 0,61% em comparação ao mês anterior, enquanto a média nacional subiu apenas 0,14% e o Sudeste teve uma leve queda de 0,32%.
Otimismo com as compras futuras
Os dados, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisados pelo Connect Fecomércio-ES, indicam que os consumidores do Espírito Santo estão mais confiantes e satisfeitos com seu nível de consumo, em comparação com outras regiões.
Essa confiança reflete em uma maior propensão para realizar compras futuras, especialmente em datas como Black Friday, Natal e Réveillon.
De acordo com Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, o ICF é composto por sete subíndices, dos quais cinco registraram um nível satisfatório. São eles:
Emprego atual: 133,5 pontos
Perspectiva profissional: 111,5 pontos
Renda atual: 130,8 pontos
Acesso ao crédito: 111,2 pontos
Perspectiva de consumo: 121,1 pontos
A perspectiva profissional, embora abaixo da média nacional, ainda reflete um cenário positivo.
“A expectativa de ascensão profissional é um aspecto comportamental importante, pois, quando as pessoas se sentem menos confiantes sobre sua carreira, tendem a ser mais cautelosas com gastos de maior valor (bens duráveis) e investimentos de longo prazo", explicou a coordenadora.
Nível de consumo atual e acesso ao crédito
O subíndice de nível de consumo atual teve uma alta significativa, de 4,08% em outubro, chegando a 91,8 pontos – o maior valor desde 2014.
“Esse aumento sinaliza que as famílias capixabas fecharam outubro mais satisfeitas com seu nível de consumo. Além disso, esse é o melhor patamar desde novembro de 2014”, ressaltou Ana Carolina Júlio.
Outro destaque foi o subíndice de acesso ao crédito, que cresceu 1,93% no último mês, alcançando 112 pontos, bem acima da média nacional de 93,9. Esse avanço reflete a expansão do mercado de crédito no Estado, facilitando o acesso das famílias a recursos financeiros.
“Também temos de nos atentar para o subíndice ‘disposição para consumo’. Desde julho, quando o indicador alcançou o menor patamar do ano, a tendência observada tem sido de crescimento, ou seja, as famílias têm começado a deixar o seu perfil conservador, permitindo-se elevar o consumo”, completou.
Ao analisar o ICF por faixas de renda, observa-se que tanto as famílias com renda de até 10 salários mínimos quanto aquelas que recebem acima desse valor demonstraram crescimento na intenção de consumo.
O índice das famílias de menor renda subiu 0,69%, passando de 108,6 para 109,3 pontos, enquanto o das famílias de maior renda teve um acréscimo de 0,12%, atingindo 116,1 pontos.