PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

Economia

Flávio Cirilo: “O líder do futuro já é um profissional colaborativo”

A Benevix é uma administradora de benefícios que atua na venda, administração, cobrança e envio dos boletos de planos de saúde de várias operadoras pelo país

Foto: Divulgação

Graduado em Administração de Empresas com PDD pela Fundação Dom Cabral, Flávio Cirilo foi executivo do sistema Unimed por 10 anos e por outros 10 passou por cargos executivos em um grupo de corretoras e duas administradoras de benefícios, sendo que, de uma delas, inclusive, participou da fundação.

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A Benevix é uma administradora de benefícios que atua na venda, administração, cobrança e envio dos boletos de planos de saúde de várias operadoras pelo país. É a segunda maior empresa do país no segmento, com 200 mil vidas administradas, entre clientes individuais, por meio dos planos coletivos por adesão, e clientes empresariais. Neste ano, a empresa cresceu 15% em sua carteira de clientes, passando de 10 para 16 filiais. Até 2022, seu objetivo é atender 300 mil vidas.

Qual é o seu conceito de liderança?

Mobilizar a equipe para alcançarmos juntos o mesmo objetivo. Apoiar a equipe. Envolver-se. Jogar no mesmo time. Esse é o meu modus operandi na Benevix.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Trago comigo uma longa experiência no segmento de plano de saúde. Já atuei muitos anos em operadora de saúde e também em corretora de planos. Essa bagagem faz com que eu entenda o funcionamento do plano de saúde, seus desafios e oportunidades. Também entendo bem do “chão de loja”, que é o papel da corretora na hora de vender os planos de saúde. Esses dois elos são essenciais para o sucesso da área comercial da Benevix e, por isso, posso contribuir com a equipe de vendas e também com a expansão de toda a companhia.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Prefiro usar o pilar do exemplo! As palavras convencem, mas o exemplo arrasta.

Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?

Liderar é estar à frente de uma equipe, de pessoas diferentes, em locais diferentes, que esperam de você uma postura positiva, motivacional e inovadora. O líder precisa estar atento à movimentação do seu mercado, avaliando riscos e oportunidades constantes para trazer resultado para o seu time e empresa. Hoje, a Benevix possui seis regionais espalhadas pelo Brasil. Estamos em Santa Catarina, Brasília, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Espirito Santo. O desafio é manter um time inspirado e coeso, mesmo à distância. Estamos como a segunda maior administradora de benefícios do Brasil. Essa posição muito nos orgulha e tem sido um grande exemplo de conquista do nosso trabalho.

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

Nosso propósito é oferecer os melhores planos de saúde e odontológicos para os nossos clientes em todo o país. O propósito da área comercial é buscar os melhores parceiros (produto), definir as equipes de venda (corretoras) e, somente assim, poder oferecer ao cliente final o que de melhor existe em sua região. Nossa equipe é formada por pessoas felizes e que dão resultado! Nosso time é escolhido primeiramente pela motivação em fazer bem o seu trabalho e, uma vez pertencente ao grupo, ele é treinado para estar em linha com o propósito e meta da companhia.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?

O líder precisa estar muito focado nas oportunidades do seu negócio e não errar no relacionamento/comunicação com o seu time. Ninguém joga sozinho, somos um time alinhado e focado no resultado. As metas são altas e precisamos buscá-las juntos, sem qualquer ruído.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Sim, com certeza. Vivemos na pele este desafio em todo o ano de 2020. Diante de um mercado repleto de medo e incerteza, a Benevix continuou crescendo em vendas e expandindo seus negócios. Tivemos a grande oportunidade de estarmos ainda mais conectados com a equipe. Estivemos mais juntos neste ano do que em anos anteriores. Este momento de desafio foi, sem dúvida, uma grande oportunidade que vivemos e que nos trouxe conquistas incríveis.

Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

Qualquer futuro é feito com base em um passado e um presente. Então, a liderança vai continuar escalando um caminho de experiência, aprendizado e conquistas. O que fiz e deu certo? Vamos aprimorar e manter! O que fiz e deu errado? Vamos identificar, alterar e seguir adiante buscando melhores resultados. O líder do futuro já é um profissional colaborativo, que lidera pelo exemplo, que se faz presente e atuante com sua equipe e que está na linha de frente para qualquer novo desafio.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

O que quero para mim é o mesmo que quero para a empresa e todos envolvidos: que a Benevix possa possibilitar que cada vez mais pessoas tenham acesso à saúde de qualidade, com um preço justo. Com isso, todo o resto é consequência: crescimento da empresa, crescimento dos profissionais, crescimento da quantidade de profissionais etc.