Economia

Marcus Buaiz se associa à marca capixaba DryCat Gin e prevê crescimento de 600% em 2021

O projeto de expansão ainda contempla uma nova destilaria e a estimativa de produção de 360 mil garrafas da bebida no próximo ano

Foto: Divulgação / DryCat Gin

O empresário Marcus Buaiz fecha o ano de 2020 com uma nova e promissora aposta. Reconhecido por negócios bem sucedidos, ele resolveu investir na premiada marca capixaba de bebidas DryCat. Com a entrada de Buaiz, a empresa prevê o aumento da capacidade de produção de 60 mil para 360 mil garrafas por ano já em 2021, o que equivale a um crescimento de 600%.

"Tive a honra de ter uma 'pós-graduação profissional' trabalhando na noite. Foram mais de 10 anos investindo na noite. Chegamos a 13 casas noturnas ao mesmo tempo, o que me proporcionou estar do outro lado do balcão. Na época que trabalhei à noite, chegamos a ser um dos maiores vendedores de champanhe do Brasil e um dos maiores vendedores de vodka. E o gin, à época que estava vendendo às casas, foi uma adesão que tomei, muito consciente, de que eu queria fechar um ciclo no melhor momento do que eu vivia na noite. Os resultados eram muito bons. E desde esse momento tomei a decisão de que queria investir novamente na noite, mas com um produto escalável, com capacidade de exportação. Neste tempo, tive convites para investir em alguns segmentos, mas acredito muito no destino e que tudo tem seu momento e hora. Eu acredito muito no gin. Brinco que não são só garrafas, são troféus, e é um produto muito premiado e testado. Para fechar, esse produto ´´e capixaba. Nasceu no Espírito Santo, então fechava todos os cercos."

"Acredito que vamos levar esse produto para todo o mundo". 

A parceria foi fechada em novembro. A marca, criada pelos amigos Luiz Flávio Zanon Breda e Ari Oliveira, em 2017, também é gerida pelo empresário Gilberto Lopes, que esteve por mais de 30 anos à frente da Hortifruti e se associou à empresa no começo deste ano. Há pouco mais de três anos no mercado, a DryCat já foi reconhecida internacionalmente, com premiações em Londres e nos Estados Unidos.

Com a chegada de um novo investidor, a empresa prevê encerrar 2021 com um faturamento mensal equivalente ao anual deste ano. Em 2020, foram cerca de 30 mil unidades vendidas. Para o ano que se inicia dentro de poucos dias, a meta é comercializar a mesma quantidade mensalmente, tendo um faturamento bruto de R$ 1,3 milhão por mês.

"O DryCat, esse gin que estou investindo, é um gin que a estratégia dele, na própria pandemia, foi muito inteligente e pensada, mais um motivo que tenho de admiração aos sócios Ari e Flávio, que construíram uma estratégia independente da noite. Construíram uma estratégia de vendas em supermercados, em delicatessens, e o aumento do consumo de bebida de qualidade na pandemia aumentou. Então você tem nos restaurantes, mas tem nas delicatessens e nos supermercados. Temos um problema bom, positivo: não temos produto para vender. Vendemos tudo. O que a fábrica produz hoje, ela vende. Com a minha entrada vamos investir em uma nova destilaria urbana, como sempre foi, na cidade de Vitória. A ideia é que seja na Praia do Suá, e a gente acredita que em 4 meses essa destilaria nova estará pronta, e aí se Deus quiser, cada vez mais esse momento que o mundo vive vai estar passando, as pessoas vão estar caminhadas para a vacina, então vamos poder atender as casas noturnas e os outros estados", disse Marcus Buaiz. 

De certa forma, o ramo não é novidade para Marcus Buaiz. Herdeiro do Grupo Buaiz, um dos maiores conglomerados de empresas do Espírito Santo, ele sempre buscou a inovação e decidiu deixar o seu estado natal para apostar no entretenimento. Buaiz chegou a ser proprietário de 13 casas noturnas espalhadas por todo o Brasil, além de promover diversos shows, festivais e eventos.

"Conheço grandes marcas que são destinadas apenas para casas noturnas, mas que não tem produto para vender e não tem saídas nas compras que chamamos de 'compras pra casa'. No caso a DryCat é o contrário. Ela começou a ser a bebida preferida das pessoas em casa, em reuniões com as famílias, nos restaurantes preferidos, e agora teremos todo o potencial e força com o aumento de produção para a gente atender casas noturnas em todo o Brasil". 

E foi trabalhando nesse setor que o empresário pode acompanhar de perto o mercado de bebidas. Ele chegou a acompanhar diversos lançamentos das mais variadas marcas. “Me inspirei em grandes cases e nomes de sucesso do cenário mundial para investir no ramo de bebidas: a exemplo do ator George Clooney e sua marca boutique de tequila, vendida por US$ 1 bilhão em 2018, e do rapper Puff Daddy, responsável por elevar a vodka Ciroc como a segunda melhor marca na categoria de vodkas premium no mundo", afirmou o investidor.

Profissionais que se complementam e que vai elevar a marca no estado."Sou defensor de sociedades que têm complementariedade, que é uma das coisas, que além do produto de qualidade da DryCat, a sociedade é muito complementar porque o Ari e o Flávio são sócio fundadores e pessoas competentes que se complementam. Eles que criaram esse produto tão fantástico, o mérito é deles, mas em março entra o Gilberto Lopes como investidor. Sempre admirei o Gilberto como empresário e ser humano. Ele é criador da Hortifruti. Ele teve a experiência de levar nosso estado para todo o Brasil. Então a entrada do Gilberto fortalece esse crescimento da marca e desse profissionalismo que a marca precisa, e aí chego eu. É uma sociedade de quatro pessoas que se complementam, então isso é muito bom. É o tipo de sociedade que e acredito que dá certo", finalizou Marcus. 

O novo investimento, já com metas estabelecidas para 2021, conta com uma nova sede em pleno funcionamento. O local vem sendo um ponto turístico para a capital capixaba e conta com espaço para visitação e degustação, além de especializações em mixologia, em um ambiente preparado, também, para o consumo local.

A estimativa de produção para 2021 equivale a 600% de crescimento, com relação à produção deste ano: serão 360 mil garrafas. O projeto de expansão da DryCat, alinhado à chegada de Marcus Buaiz, ainda engloba uma nova destilaria, que vai contar com equipamentos de última geração e arquitetura nos moldes londrinos, de frente para o mar. Tudo isso, já previsto para o primeiro semestre de 2021. Com isso, a ideia é expandir, o quanto antes, os pontos de vendas para outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo.

"Estamos falando de uma previsão para o próximo ano é encerrar 2021 com um faturamento mensal equivalente ao anual de 2020. A nossa ideia é mais ou menos 30 mil unidades vendidas/mês, com mais ou menos R$ 1,3 mi de faturamento bruto mensal, que aí sim chega a uma média de 600% a 650%. A nossa ideia é investir mais ou menos R$ 5 milhões nessa nova destilaria. Na minha humilde opinião, vai virar um baita de um centro turístico capixaba porque nesse espaço que a gente está fazendo vai ser uma destilaria urbana, além disso, um rooftop para degustação do produto e você também vai poder comprar o produto lá", contou Marcus. 

Para o empresário, o produto tem um grande potencial. "Estamos honrados com esse projeto já premiado. Essas três garrafas que já estão no mercado são premiadas no mundo em um dos maiores eventos do planeta chamado 'London Spirits'. Das garrafas, uma é ouro, outra ganhou prata e outra bronze. O lançamento no último mês da pink, que é a 4ª garrafa é um sucesso. Ainda não passou por nenhuma avaliação, mas tem sido a preferida dos meus amigos na hora que eu os tenho presenteado, então é um produto que em breve já vai passar por esse crivo de avaliações escritas nesses eventos mundiais. Haverá geração de emprego e oportunidade de gerar turismo porque é um produto que vai defender a nossa bandeira fora do estado e quem sabe do país. Teremos uma capacidade de atendimento muito maior do que se teve até então, mantendo a qualidade da nossa base e do que a gente acredita". 

"Sou apaixonado pelo Espírito Santo. Esse ano completaram 20 anos que saí do estado em busca dos meus sonhos, em busca de realizar o que sempre acreditei profissionalmente e pessoalmente. Costumo dizer que o Espírito Santo é o estado mais lindo da federação, com uma capacidade de desenvolvimento maior do que todos. Do meu ponto de vista, o Espírito Santo vai ser a bola da vez do Brasil, e não há nenhuma dúvida disso, mas costumo sempre lembrar que os capixabas devem valorizar seus talentos regionais. Aqui têm muitas pessoas capazes e que levam nossa bandeira para todo o Brasil. Não devemos nos sentir menores do que os estados que estão em volta da gente ou se sentindo diminuído por isso, pelo contrário. Temos que ter orgulho desse estado e eu faço questão sim de levar esse estado no meu coração porque ele deve e merece ter esse espaço". 

DryCat Gin

Foto: Divulgação / DryCat Gin

A marca nasceu na capital capixaba, em 2017, e é fruto da amizade entre um designer e um fotógrafo: Luiz Flávio Zanon Breda e Ari Oliveira. Trabalhando em um mercado totalmente diferente, eles não entendiam muito de destilação. Certamente, eles também não sabiam que chegariam tão longe.

O conhecimento no assunto era pouco, mas a curiosidade era grande. Foi em pesquisas por Londres que eles descobriram o formato de Destilarias Urbanas, montadas dentro de cidades e com uma grande diversidade de produtos. Com isso, a dupla resolveu investir exatamente neste modelo de negócio. Eles compraram um alambique e após um período intenso de trabalho lançaram o primeiro rótulo, o Gin Seco. A aceitação foi rápida e a primeira destilaria urbana de gin do Brasil logo foi implementada.

Atualmente, a empresa conta com alambique eletrônico, equipamentos de envase por bombas, torres de resfriamento, equipamentos de padronização, controle e filtragem, e já lança o seu quarto rótulo: o Pink Gin. A bebida é feita com hibiscos e cerejas e é indicada para que gosta de uma sabor mais leve e refrescante. A cor rosa e o aroma são as grandes estrelas dessa alquimia.

Além desta novidade, a DryCat possui, ainda, outros três rótulos premiados mundialmente. Entre as premiações estão: medalha de ouro para o Nut Gin no London Spirits 2020; London Dry, levou bronze e prata no USA Spirits Rating 2019 e no London Spirits 2020 respectivamente; e, para fechar, o bronze do Gin Seco, conquistado no Spirits 2020.

Arte premiada

Breda e Oliveira sempre tiveram como fator primordial destacar o Espírito Santo e, por isso, convidaram artistas da terra para a criação das imagens dos rótulos. Nasceram assim os gatos mais amados do mercado em aquarela, rabiscos, tatoo e grafite. Cada desenho é a impressão da personalidade do público alvo e das sensações que a fórmula em questão desperta nele. Foi assim que o London Dry, criado por Zota Coelho, ganhou o prêmio de rótulo de bebida alcoólica mais bonito do Brasil, no 6º Prêmio Brasileiro de Excelência em Etiquetas e Rótulos Autoadesivos ABIEA 2019.