Economia

De lista de compras a festa americana: veja dicas para economizar na ceia de Natal

Neste ano, devido à expressiva alta nos preços dos alimentos, a tradicional ceia vai pesar um pouco mais no bolso dos brasileiros

Foto: Divulgação/Pexels

O Natal está chegando e diversas famílias já estão nos preparativos para se  reunir na data que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Neste ano, no entanto, a tradicional ceia vai pesar um pouco mais no bolso dos brasileiros, devido à expressiva alta nos preços dos alimentos. 

Pensando nisso, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) reuniu algumas dicas para as compras de produtos que podem ajudar a economizar na hora de preparar a ceia.

A famosa lista de compras, por exemplo, nunca sai de moda. Na hora de realizar pesquisa de preços e produtos, ela pode deixar tudo mais fácil para o consumidor. Além disso, os encartes promocionais de variados supermercados podem auxiliar na escolha. 

Planejamento das compras 

Foto: jarmoluk/Pixabay

O planejamento das compras é o primeiro passo para quem deseja economizar neste dia de festa. Para fugir dos  gastos desnecessários, o consumidor deve fazer uma lista com os produtos que pretende adquirir, levando em consideração o seu orçamento e o número de pessoas que vai receber na ceia.

Festa americana 

Foto: JillWellington/Pixabay

Quem nunca optou por fazer uma festinha americana para não gastar muito, não é mesmo?! E essa opção também vale para a ceia de Natal. 

Para a festa não pesar no bolso, combine com os convidados uma ceia colaborativa, tipo “americana”, em que cada um leva um prato. 

Opte por feiras e fique de olho nos preços 

Foto: Jcomp/Freepik

Já que todo dia é dia feira, está aí mais uma ótima opção para economizar. Fique atento se o preço publicado no anúncio corresponde ao praticado no estabelecimento. De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o fornecedor não pode recusar o cumprimento à oferta.

Troca de produtos típicos 

Foto: pch.vector/Freepik

Outra forma de economizar está na substituição de um produto típico das ceias de fim de ano por outro menos consumido neste período. Priorize produtos com marcas menos famosas, o que pode baratear a compra.

Produtos importados podem tornar a ceia mais “salgada” devido à alta do dólar. Opte por produtos de empresas nacionais ou até mesmo regionais, favorecendo pequenos produtores.

Dicas para quando for ao supermercado fazer as compras

Verifique a validade dos produtos

As informações contidas no rótulo, que devem trazer dados importantes, como data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, carimbos de inspeção, origem e fabricante ou produtor. 

Teor de gordura, sódio, açúcar e outros

As nomenclaturas diet e light não significam necessariamente que esses produtos são isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar ou gordura.

Condições da embalagem

A embalagem deve estar em perfeitas condições. Não deve estar amassada, rasgada, enferrujada, estufada ou furada, pois podem indicar a deterioração do alimento ou presença de insetos. Na compra de bebidas, verifique se o lacre não está rompido ou mesmo ausente e se a garrafa ou lata apresenta vazamento ou rachaduras.

Fique atento ao preço

No caixa, fique de olho no que está sendo cobrado pelo produto. Se for constatada divergência entre o valor cobrado e o anunciado nas gôndolas e encartes, o consumidor tem direito a pagar o menor preço pelo produto.

Balcão de produtos refrigerados ou congelados 

Esses locais não devem apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície. Essas características podem indicar temperatura inadequada, superlotação ou que as geladeiras foram desligadas durante a noite. A aquisição dos congelados deve ser feita no final das compras.

Carnes, aves e peixes 

A grande preocupação do consumidor deve ser com a procedência do alimento. É importante comprar esse tipo de alimento fresco, com aparência, cor e odor característicos, com refrigeração e de fontes seguras, devidamente inspecionados em sua origem e com o número do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que mostra que a carne foi aprovada pela fiscalização.

Procure açougues que tenham boas condições de higiene 

Verifique as paredes, os balcões e, principalmente, a luz. Se a luz que ilumina a carne for vermelha, cuidado! Colocar esta luz vermelha é ilegal, pois muda a cor da carne fazendo-a parecer que é mais nova.