Economia

Prêmio vai apontar as cidades mais empreendedoras do ES

Concurso que será lançado na terça (5) elegerá um ranking com os municípios capixabas que mais têm trabalhado na melhoria do ambiente de negócios

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
O seminário será realizado no auditório do Sebrae, em Vitória

Um evento que acontece em Vitória na próxima terça-feira (5) vai discutir ações para facilitar a abertura de empresas e melhorar o ambiente de negócios no Espírito Santo. Dentre os novos projetos que serão apresentados durante o seminário "Simplificando o Ambiente de Negócios" está a 1ª edição do Prêmio Município Mais Empreendedor, cuja ideia é divulgar um ranking das cidades capixabas que mais têm trabalhando na melhoria do ambiente de negócios.

Isto leva em consideração ações de simplificação de procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas. 

O encontro é organizado pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), em parceria com órgãos de licenciamento, secretarias estaduais e prefeituras.

O seminário será realizado no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, na Enseada do Suá, das 9h às 17h. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além disso, haverá demonstração do resultado de uma parceria da Jucees com o Sebrae-ES, que vai trazer uma atualização do Radar de Oportunidades, uma ferramenta que aponta o melhor local para se abrir um negócio e, a partir de dados em tempo real, informações de localização de negócios serão imediatas. 

Além desses, outros temas com vistas à melhoria do ambiente de negócios estarão em foco no evento. A Lei do Ambiente de Negócios será o tema da palestra do consultor do Sebrae, Fabrício Yee. Já o tema Microempreendedor Individual – MEI será abordado pela coordenadora do Núcleo de Simplificação do Sebrae Nacional, Helena Rego.

Participam ainda representantes de secretaria e órgãos de fiscalização estaduais, que vão compor uma mesa-redonda sobre as ações de integração no ambiente de negócios. 

O evento também vai celebrar os 115 anos da Junta Comercial, completados no dia 10 de novembro, e terá ainda a apresentação do plano de integridade da autarquia. 

Confira a programação

8h30 – café da manhã
9h – Abertura 
10h – Homenagem aos 115 anos da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo
10h15 – Apresentação da parceria da Jucees e Sebrae para o novo Radar de Oportunidades
10h45 – Apresentação do Plano de Integridade da Jucees com a participação do subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Del'Santo Falcão
11h – Palestra “Lei do Ambiente de Negócios 14.195 – Alvarás e Licenças” - Fabrício Yee - consultor do Sebrae
11h40 – Palestra “Dados do Ambiente de Negócios” - James Matos - diretor presidente da Vox Tecnologia
12h – Almoço
14h – Palestra “MEI: da inclusão produtiva ao desenvolvimento local” – Helena Rego – Sebrae Nacional
14h45 – Lançamento da 1ª edição do Prêmio Município Mais Empreendedor
15h – Palestra “Como a simplificação pode atrair novos investimentos para o seu município?” – Raquel Freixo – subsecretária de Estado de Competitividade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes)
16h – Mesa redonda “Ações de melhorias para o ambiente de negócios” – participação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama), Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Corpo de Bombeiros

Leia Também: Gerdau vence leilão para desmantelamento sustentável da plataforma P-33 da Petrobras

Pontos moeda