Economia

Capixabas encerram ano com mais disposição para consumir

Índice de intenção de consumo medido pelo Connect Fecomércio é um dos maiores desde dezembro de 2014 no Espírito Santo

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Consumo em alta: disposição para comprar mais é consequência de bom momento da economia

As famílias estão mais dispostas a consumir, o que pode indicar um aumento de vendas no varejo ainda neste ano. A informação vem do Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apurado pelo Connect Fecomércio-ES. O ICF deste mês é um dos maiores desde dezembro de 2014 – 111,1 pontos. Segundo a medição,  valores acima de 100 indicam grau de satisfação do consumidor.

Os dados têm como base as informações do ICF divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A disposição para o consumo das famílias chegou ao nível de satisfação, ao registrar um avanço de 3,6%, saindo de 96,7 para 100,1 pontos. Para o Connect, o alcance desse nível sinaliza um momento de maior segurança financeira e confiança, possivelmente impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido, com taxa de desocupação no Estado em 4,1%; aumento da renda, que cresceu 11% nos últimos 12 meses; acesso facilitado ao crédito e perspectiva otimista em relação ao cenário econômico atual.

“Para o comércio, esse ambiente positivo traz boas expectativas para as vendas de Natal e de fim de ano, sugerindo que os consumidores estão mais propensos a consumir neste período e que isso pode se traduzir em um aquecimento significativo das vendas”, explicou a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.

Já a Perspectiva de consumo, que aponta uma percepção do nível de consumo nos próximos meses em relação ao ano passado, apresentou um aumento de 4,27% entre novembro (122,3) e dezembro (127,5).

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Ana Carolina Julio: compra de produtos com maior valor agregado
“Esse resultado apresenta uma ótima expectativa para o comércio capixaba no último mês do ano, pois indica que as famílias esperam consumir mais nas próximas semanas. Em especial, o consumo pode ser direcionado para a compra de produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletrônicos”