Condomínio em Santa Leopoldina vai ter agroindústria própria
Empreendimento também resgata história com abertura de casarão restaurado onde nasceu primeiro governador do ES, Afonso Cláudio
A agroindústria está cada vez mais perto da cidade e do consumidor final, sem intermediários. E agora pode estar no quintal de casa. Esse é o conceito do condomínio Barão do Império, lançado em Santa Leopoldina, e que terá uma unidade de produção agrícola para atender os condôminos. A produção vai desde o cultivo até o processamento dos alimentos.
“O primeiro pilar é a Produção Vegetal, onde serão cultivadas frutas, legumes, verduras e temperos, sempre com práticas de manejo agroecológico sustentável e orgânico. A intenção é garantir produtos de alta qualidade e livres de agroquímicos”, explicou Moysés Veiga, engenheiro agrônomo.
A unidade também vai produzir queijos e iogurtes, com vacas leiteiras próprias. Também haverá galinhas caipiras para o fornecimento de ovos, abelhas para a produção de mel e tilápias que serão filetadas e embaladas.
Na Agroindústria haverá espaços dedicados ao processamento da produção primária, tanto vegetal quanto animal. “É onde ocorrerão etapas como lavagem, embalagem e preparo dos alimentos para distribuição exclusiva aos moradores”, destacou Moysés.
A previsão é de que cada morador tenha acesso a uma cesta de itens frescos e orgânicos a cada 15 dias, com o custo incluído no condomínio.
Casarão de Afonso Cláudio
Uma das principais atrações do condomínio e que promete virar atração turística é o um casarão histórico com origem no início do século XIX. Foi lá que nasceu o primeiro governador do Espírito Santo, Afonso Cláudio de Freitas Rosa, em 2 de agosto de 1859. O casarão tem 211 anos e arquitetura colonial com paredes de pedra e madeira e foi completamente restaurado. Suas origens datam de 1813, quando fazia parte das sesmarias do Tenente Francisco José de Barros Lima.
No térreo já funciona o Bistrô do Barão, inaugurado neste dia 4 de dezembro. O ambiente foi planejado para ser um espaço de eventos. O responsável pela restauração foi o artista plástico Mauro Tacchetto. “O projeto resgata a estética da Belle Époque, período que se estendeu aproximadamente de 1870 até o início da Primeira Guerra Mundial”.
O casarão fica na área vizinha à portaria do condomínio, onde funciona um complexo de lazer, cultura e gastronomia, chamado Vila do Barão. No local, aberto ao público, há atrações como a Fazendinha do Barão, com animais como pônei, mini boi, porquinhos, lhamas, cavalo, cobra, coelho, aves, entre outros. Logo ao lado, funciona a peixaria Barra do Mangaraí, que comercializa tilápias e alguns produtos da região.
O casarão fica em Barra de Mangaraí, em Santa Leopoldina, na Rota Turística das Três Santas. O condomínio Fazenda Barão do Império tem previsão de entregar as primeiras unidades da primeira fase em fevereiro de 2025. Os lotes residenciais têm de 1 mil a 3 mil metros quadrados.