Economia

Doria lança LIDE no ES e movimento já articula captação de empresas

Governador Casagrande ressaltou a importância de trabalhar com grupo de líderes empresariais para consolidar Estado como referência na geração de negócios

Foto: Edu Kopernick
Foto: Edu Kopernick
João Doria, Renato Casagrande e Thiago Santos: LIDE terá proximidade com o poder público


O LIDE, Grupo de Líderes Empresariais, já tem representação no Estado e, mais que isso, já começou a trabalhar para captar negócios para o Espírito Santo. E com o apadrinhamento do ex-governador de São Paulo e o co-chairman do grupo, João Doria, que esteve na cerimônia de lançamento no Palácio Anchieta. O lançamento do grupo foi na noite desta terça, no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória e além de Doria, teve a presença de grandes empresários e políticos.

O presidente do LIDE ES, Thiago Santos, ficou impressionado com a força do movimento empresarial e com a rapidez como a captação de novos negócios acontece. "Já temos pelo menos quatro grandes empresas com interesse real de se instalar no Estado. E com esse grupo, vamos trabalhar para mostrar o Estado ao restante do país", disse.

O ex-governador de São Paulo, João Doria, chamou a atenção para o momento econômico do Estado e para a vantagem que o meio empresarial enxerga na segurança jurídica e na organização da máquina pública. 

"Eu vejo aqui dois movimentos, falo com conhecimento de causa, fui governador do Estado de São Paulo. Eu vivenciei experiências muito positivas do governo do Espírito Santo de apoiar a livre iniciativa e, como sempre menciono o governador, isso não depende de vocação política, de filiação partidária ou qualquer tipo de comportamento político, e sim de uma decisão pela população", disse Doria. 

"O Espírito Santo é um estado que apoia a livre iniciativa. E agora, de volta ao setor privado e através do LIDE nós vamos acelerar a construção de pontes entre o público e o privado. O Estado tem o privilégio de ter um governador que apoia a livre iniciativa, apoia investidores internacionais e facilita o ingresso de recursos que materializados aqui promovem o emprego, pagamentos de impostos e a prosperidade do privado". 

Para o governador Renato Casagrande o momento é de dar um passo além e conquistar ainda mais. Ele apontou os caminhos a percorrer a partir de agora e por onde o desenvolvimento deve passar com apoio do meio empresarial. 

"O passo importante que a gente tem é de transformar o Estado em uma plataforma logística de comunicação do Brasil com o mundo e do mundo com o Brasil. O Espírito Santo tem que ser porta de entrada e de saída de produtos, de serviços e, para isso, precisamos de investimento em logística forte, formação profissional, educação de qualidade e projeção", pontuou Casagrande.

O governador citou ainda o turismo como nova janela de oportunidade no Estado e a importância de trabalhar em parceria com a iniciativa privada. "Instituições que ajudam a gente a divulgar o nosso Estado, a conectar com a agenda nacional e com a agenda internacional é um sinal de parceria muito forte. O LIDE nos ajuda". 

"Estarmos conectados com o LIDE, com o nível de organização empresarial aqui no Espírito Santo, é mais uma porta importante para a gente estar em conexão permanente com o Brasil e com o mundo. Por isso, nós valorizamos muito este momento". 

A direção do LIDE ES é composta por Sidemar Acosta, presidente do Sindiex; Paulo Henrique Corrêa, fundador da Valor Investimentos; Paulo Baraona, presidente da Findes; Valcemiro Nossa, presidente da Fucape Business School; Rodrigo Miranda, CEO da VPX; Francisco Carvalho, fundador da Time Now; Flávia Veiga, fundadora da Be Happier; Ana Paula França, fundadora do Acelera Mulheres; e Flávia Milaneze, da Milanez & Milaneze.