Exclusividade em imóveis de luxo: o que o consumidor moderno busca
A exclusividade começa já nos acabamentos. É justamente esse cuidado com os detalhes, desde o piso até as paredes e bancadas, que cria espaços elegantes
O mercado imobiliário passou por grandes mudanças nos últimos anos para atender às demandas e mudanças de comportamento dos consumidores. Hoje, os clientes não querem mais apenas comprar um imóvel; eles buscam algo que seja único, que tenha a sua cara e que atenda às suas necessidades de forma específica e exclusiva.
Pesquisas recentes, como a realizada pela Dassault Systèmes, mostram que 83% dos consumidores querem produtos e serviços que se adaptem às suas necessidades de forma rápida, e muitos estão dispostos a pagar até 25,3% a mais por essa personalização.
LEIA TAMBÉM:
Tempo de desacelerar: saiba a importância de pausar a rotina para relaxar
Imóveis de luxo: lazer esportivo tem quadras e piscinas semiolímpicas
A busca por exclusividade, aliás, já é uma realidade no mercado de luxo, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes, não apenas com o acabamento de uma casa, mas também com a flexibilidade de modificar os espaços de acordo com seus gostos.
Empreendimentos de alto padrão em construção na Grande Vitória, por exemplo, já oferecem muito além de um espaço para morar. São imóveis que contam com áreas de lazer completas, acabamentos requintados, paisagismo biofílico e conveniência para facilitar o dia a dia.
Segundo Nony Cardoso, gerente de uma loja de móveis de alto padrão, após a pandemia as pessoas se voltaram muito para casa, entendendo a importância de ter um lar acolhedor e que seja capaz de refletir a personalidade de seus moradores. Com isso, a busca por imóveis de alto padrão aumentou e, consequentemente, a busca por exclusividade e personalização também.
Ela, que trabalha com esse público há 30 anos, explica que outro aspecto importante é a preferência por acabamentos que valorizam a brasilidade. Muitos consumidores agora preferem materiais que ofereçam uma sensação de acolhimento e que conectem a casa à natureza, transmitindo aconchego e trazendo um toque rústico e natural para os ambientes.
"Além de contratar um arquiteto para deixar os ambientes do seu jeito, esse cliente busca planejados exclusivos, com as medidas editáveis e móveis personalizados. Além disso, ele busca acabamentos sofisticados, mármores, madeiras maciças... uma busca da brasilidade. Uma casa que tem bastante madeira, que traz a natureza para dentro de casa, como um jardim integrado, por exemplo, traz mais aconchego", explica ela.
Funcionalidade e automação
A funcionalidade também é um dos principais motores da personalização. A integração de espaços, como a combinação de sala de jantar e sala de estar, por exemplo, tem sido uma das preferências mais recorrentes, pois permite maior fluidez nos ambientes, mantendo a privacidade quando necessário.
Uma tendência que vai ao encontro disso são os sofás de ilha, que atendem dois ambientes. Eles podem ser colocados em uma sala de TV, fazendo divisa com uma sala de jantar ou área gourmet, por exemplo.
Além de trazer modernidade e um ar de sofisticação, esse tipo de móvel personalizado também traz conforto e funcionalidade para o ambiente.
"Existe também a funcionalidade na questão de automação, pois hoje tudo é automatizado. É muito além disso, é você ter o prazer de ficar em casa. O espaço gourmet hoje, por exemplo, é um dos que a gente mais vende. A função do arquiteto, do design, do decorador é fundamental, é preciso aproveitar bem os espaços para ficar a cara do cliente, seja ambiente pequeno ou grande", disse Nony Cardoso.
Exclusividade começa nos acabamentos em imóveis de alto padrão
Quando se fala em imóveis de luxo, a exclusividade começa já nos acabamentos dos ambientes. É justamente esse cuidado com os detalhes, desde o piso até as paredes e bancadas, que cria espaços exclusivos e elegantes.
E tudo isso não poderia ser diferente no primeiro home resort do Espírito Santo, que é sinônimo de luxo e exclusividade. Em construção no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha, o TAJ será entregue já pronto para morar.
Além do piso de porcelanato de grandes formatos, as bancadas da cozinha de todos os apartamentos foram revestidas com o quartzito Taj Mahal, um revestimento raro e muito desejado.
A pedra 100% natural da bancada da cozinha está avaliada, na metragem utilizada no empreendimento, em quase R$ 100 mil. Já o piso, está avaliado em mais de R$ 500 mil.
“A planta do imóvel foi pensada já no início, quando foi feito um estudo de caso para saber qual a intenção do futuro público. Isso foi feito no processo de produção arquitetônica, quando a arquiteta Karol Simonassi desenvolveu tudo para atender esse público de alto padrão. Você percebe pelo tamanho de piso que temos aqui, que é um padrão de 1,20 x 1,20 e quase nenhuma outra construtora trabalha. Além disso, tem o padrão de revestimentos do banheiro e da bancada, que não é qualquer tipo de pedra, é um TAJ Mahal. Nós pensamos em cada detalhe na elaboração da planta desse empreendimento”, explica o arquiteto Cesar Oliveira.
Personalização nos projetos arquitetônicos
Receber um apartamento com esses acabamentos e materiais de qualidade é a solução ideal para quem tem o tempo curto e não quer lidar com grandes reformas. No entanto, ainda assim há quem prefira modificar uma coisa ou outra para deixar o imóvel com a sua personalidade, mais funcional e exclusivo.
No caso do TAJ, por exemplo, a Grand Construtora permite que os clientes façam ajustes no projeto arquitetônico, como mudar a posição de paredes ou escolher revestimentos específicos. No entanto, essas mudanças precisam ser feitas em etapas específicas da obra.
A construtora envia aos clientes um cronograma detalhado, para que eles possam planejar as mudanças e escolher com antecedência os profissionais responsáveis pelo projeto. Se o cliente quiser modificar algum detalhe depois que a obra avançar, isso terá um custo adicional.
“A gente envia para o cliente toda uma programação, em que ele tem as etapas para entrar com o projeto e vai buscar um profissional no mercado para fazer toda a parte de interiores. Agora, estamos na época de entrega de projetos de revestimento, então o cliente já precisa entregar isso para que a construtora saiba que ele vai deixar de colocar determinado piso para colocar o que está especificado no projeto dele, por exemplo”, disse César.
Segundo o arquiteto, a integração da sala de estar com a sala de jantar, preservando a independência de cada ambiente e promovendo uma amplitude, é uma das mudanças preferidas dos compradores do empreendimento.
“Cada família entra com um projeto. Alguns, contratam profissionais para fazer o projeto de interiores, então cada um vai ter sempre a sua identidade. Percebemos que a integração é muito querida, como essa questão de sala estar integrada com a sala de jantar, mas setorizadas de forma independente. Eu acho que essa amplitude dos ambientes é algo que agrada bastante e possibilita uma criatividade. As paredes são grandes, dá para colocar uma adega, que pode ser feita na própria marcenaria. São inúmeras possibilidades”, disse ele.