Economia

Imposto de Renda: Recibos médicos passam a ser digitais em 2025

O recurso também quer evitar tentativas de fraudes que joguem o contribuinte na malha fina

Redação Folha Vitória

Foto: Portal R7

Acabou a papelada em casa para quem junta recibos médicos esperando a época de declarar o Imposto de Renda. A partir de 1º de janeiro de 2025 os recibos ,passam a ser emitidos de forma digital. É uma forma de facilitar a vida do contribuinte e ainda evitar tentativas de fraudes.

Todos os profissionais de saúde terão que lançar as notas de pagamento de forma digital, no aplicativo da Receita Federal, e todos os gastos irão aparecer automaticamente na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, em 2026.

LEIA TAMBÉM:

Casagrande projeta investir R$ 6 bilhões em infraestrutura em 2025

BC diz que não há teto para a alta dos juros. Veja como investir

Feirões de negociação de dívidas fecham ano de olho no 13º

"A declaração que a gente apresenta em 2025 é relativa ao ano-calendário de 2024. Em 2024, o Receita Saúde não era obrigatório. Então, até agora, os médicos que utilizaram fizeram esse uso facultativamente", disse Ricardo Ribeiro Júnior, supervisor da Receita Federal no Estado de São Paulo.

Segundo a Receita Federal, 25% das declarações que caem na malha fina têm alguma inconsistência nas informações sobre gastos com saúde. 

"Muitas vezes, não é nem falha do recibo, é falha do contribuinte que não tem o conhecimento. Ele  tenta deduzir uma despesa que não pode ser deduzida. Também existem muitas fraudes de recibos falsos", disse Ricardo.

O contribuinte vai poder acompanhar o lançamento das notas no aplicativo da Receita Federal.

*Com informações do Portal R7