Economia

Vendas no comércio capixaba devem cair 50% durante a Copa do Mundo

Os comerciantes estão preocupados com a Copa do Mundo. Isso porque durante os jogos do Brasil as lojas vão fechar mais cedo. Com isso o prejuízo deve chegar a 50%. José Aguinaldo Pansani é dono de uma loja no centro de Vitória. Segundo ele, este ano as vendas já estão em baixa. 

Com tantos feriados, o comerciante já sentiu uma queda entre 20% a 30% em relação ao mesmo período do ano passado. E com a proximidade da Copa do Mundo, ele teme um prejuízo ainda maior.

“Todo mundo quer ir embora para casa para participar do jogo, todos querem estar envolvidos na Copa. E nesses períodos as vendas no comércio sempre caem e ficamos preocupados com isso”, afirma Pansani.

Os comerciantes estão realmente preocupados, já que dois jogos do Brasil vão acontecer às 17 horas e um às 16 horas. Com isso as lojas vão ter que fechar as portas mais cedo, cerca de 1 hora antes das partidas. Por causa disso, segundo a Federação do Comercio Capixaba, as vendas devem diminuir.

“A maioria dos segmentos não vão abrir após os jogos do Brasil, pois deverão terminar por volta das 17h30 e 18 horas. No caso dos supermercados, após os jogos eles voltam ao trabalho”, explica o presidente da Fecomércio José Lino Sepulcri.

Ainda segundo a Fecomercio, algumas estratégias, como promoções, devem ser feitas pelas lojas para atrair o consumidor. “Vários comerciantes já estão criando estímulos para cativar o cliente para irem em suas lojas”, conta Sepulcri.