Apesar da pandemia da Covid-19 ter acelerado diversas mudanças em andamento no mundo, muitas delas já vinham sendo visualizadas e até trabalhadas para o que agora muitos chamam de novo normal, que consistirá num universo mais voltado à coletividade, à empatia e ao protagonismo da ciência e do conhecimento. Nesse novo contexto, continuar aprendendo como antes, com métodos passivos, não fará mais sentido.
É por isso que, desde o início do ano passado, o UniSales propõe a seus alunos uma metodologia ativa de formação acadêmica, que essencialmente alia a teoria e a prática dentro da sala de aula desde o primeiro período dos seus 21 cursos de graduação. O objetivo é engajar o aluno com o próprio aprendizado, apresentando desafios reais e tornando-o protagonista do seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Em termos práticos, além de salas de aula mais inspiradoras, dinâmicas e que privilegiam a interação em grupos, sai de cena a figura do professor detentor de todo conhecimento e entra o educador que instiga, motiva, acompanha e desafia os alunos a construir o conhecimento de uma forma inovadora, prática e que faça sentido para a atuação deles no mundo.
De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição do UniSales, Alessandra Rodrigues Garcia, a perspectiva adotada pela equipe pedagógica consiste em planejar o aprendizado do conteúdo por meio da ação prática do aluno a partir de projetos e desafios que fazem parte das atribuições da profissão para a qual se preparam. “Quando eles precisam resolver um problema real, precisam estudar ainda mais e, por outro lado, acabam também amadurecendo mais rápido, tornando-se mais conscientes, responsáveis, ou seja, desenvolvem mais competências comportamentais como liderança, trabalho em equipe e networking, as chamadas soft skills”, explica Alessandra.
A coordenadora conta que, mesmo durante a pandemia, os princípios da metodologia foram seguidos, com adaptações para os recursos virtuais. “Os alunos de Nutrição, por exemplo, realizaram pesquisas com formulários on-line para elaborar diagnósticos de intervenções nutricionais. Também desenvolveram práticas na cozinha de casa, e fizeram lives ou vídeos para ensinar sobre higienização, conservação e congelamento de alimentos, disponibilizando para a população um conteúdo informativo importante para o momento de pandemia”, explica.
Alessandra revela que na execução de diversos projetos surgem adversidades, como em um diagnóstico do estado nutricional feito em uma comunidade de Viana. Ao final, a proposta da turma para resolver alguns dos problemas da comunidade, como a alimentação monótona e pouca nutritiva e o desemprego, era desenvolver hortas e feiras comunitárias. “Houve dificuldade para conseguir o terreno e faltou interesse dos moradores. Contudo, todo o processo é um resultado, uma experiência adquirida. Eles identificam as limitações e descobrem onde buscar soluções. Até a frustração é um aprendizado”, comenta.
Tal metodologia foi o que encantou a estudante de Nutrição do UniSales Eliana de Oliveira Alencar. “Fiz uma aula para conhecer a faculdade e me apaixonei pelo método do curso. É um aprendizado diferente. Não é aquele conteúdo que a gente decora e depois esquece. Se eu não coloco a mão na massa, eu esqueço tudo. Os professores nos preparam para a realidade. Eu já acompanho um bebê e uma gestante com a orientação dos professores, que são muito acessíveis. São casos reais e eu já vejo como é o dia a dia de uma nutricionista no mercado de trabalho. O método já me proporciona esse contato, me mostra todas as áreas possíveis, mas me faz ver qual delas eu vou amar”, explica Eliana.
PORTAL DOS DESAFIOS
Como forma de apoiar e alimentar essa metodologia, o UniSales possui o Portal dos Desafios, uma plataforma on-line onde qualquer comunidade pode cadastrar um desafio para que os alunos da faculdade procurem durante o semestre letivo possíveis soluções. Muitas delas são inclusive desenvolvidas a partir do trabalho em equipe de estudantes de diferentes cursos de graduação.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR UNISALES
O UniSales oferece aos interessados pela sua metodologia inovadora de ensino duas formas de ingresso na faculdade: utilizando a nota do Enem ou por meio do vestibular on-line que está com inscrições gratuitas abertas e sendo realizado até o dia 10 de agosto. Basta acessar www.unisales.br/vest e obter mais orientações. Uma vantagem é que os alunos matriculados até essa data terão 30% de desconto na primeira mensalidade.
CURSOS OFERECIDOS
Administração;
Arquitetura e Urbanismo;
Biomedicina;
Ciências Biológicas – Bacharelado;
Ciências Biológicas – Licenciatura;
Ciências Contábeis;
Comunicação Social – Jornalismo;
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda;
Direito;
Educação Física – Bacharelado;
Educação Física – Licenciatura;
Enfermagem;
Engenharia Civil;
Engenharia de Computação;
Engenharia de Produção;
Engenharia Elétrica;
Engenharia Mecânica;
Farmácia;
Filosofia – Bacharelado;
Fisioterapia;
Mídias Sociais;
Nutrição;
Pedagogia;
Psicologia;
Serviço Social;
Sistemas de Informação;
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Unisales | Centro Universitário Salesiano
Av Vitória, 950, Forte São João, Vitória/ES
CEP: 29017-950
Tel.: 27 3331-8500
[email protected]