O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União, uma portaria com protocolo de prevenção à contaminação da covid-19 no ambiente de trabalho. As medidas foram definidas pelos Ministérios da Economia e Saúde.
Além do fechamento do comércio, o risco de contaminação dos funcionários levou o empresário José Carlos Bergamin a fechar temporariamente a fábrica de roupas que possui. Segundo ele, as medidas de prevenção definidas pelo Governo auxiliarão no processo de reabertura.
“Para adaptar a empresa e receber os funcionários com segurança e até aumentar os protocolos, se possível, cuidaremos do que é mais caro: a vida e a saúde”, ressaltou.
As normas deverão ser seguidas nos refeitórios, banheiros, vestiários e também no transporte dos funcionários, quando fornecido pela empresa. Uma das exigências é identificar e afastar os trabalhadores com sintomas da covid 19, mesmo os que fazem trabalho remoto.
O médico infectologista Carlos Urbano, afirma que estabelecer hábitos e processo diferentes dentro das empresas é necessário para que os trabalhadores se readaptem. “Os funcionários precisarão usar máscaras, cuidado nos refeitórios para evitar aglomeração, alteração na jornada de trabalho. As empresas terão que se adaptar a esse novo normal”, explicou.
Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.