Se um dia as grandes indústrias foram representadas por fábricas com grandes chaminés que lançavam fumaça, que faziam muito barulho e que ficavam isoladas das cidades, isso ficou no passado. Alinhar tecnologia, inovação, design e todo esse mundo robótico e cibernético no qual vivemos já se tornou uma realidade próxima ao meio industrial, e não é de hoje.
Inovar é a onda do momento. Muitas empresas falam em inovação aberta, investimento em startups e crescimento exponencial da economia a partir de inovação. Porém inovar sem tirar do papel é apenas pensar. É muito comum atrelar essa palavra a setores de comunicação, fintechs, linhas tecnológicas, mas quase nunca associá-la ao campo industrial – e quando falamos de campo, estamos falando da obra, dos engenheiros no pátio, parece até retrô!
De fato, isso é algo que já ficou para o passado. Sendo líder em implantação de novas metodologias, o setor industrial não se baseia somente em modelos ultrapassados, como o fordismo. Hoje as portas estão abertas para o futuro.
As indústrias têm acelerado seu processo de transformação digital por meio de iniciativas como o open innovation, buscando se conectar com startups para solucionar desafios e resolver diversas de suas dores. E, como todo processo, o desafio é constante.
E é visando resolver os problemas do setor por meio da inovação e criatividade, que Vitória recebe pela primeira vez o Startup Weekend Industry, entre os dias 25 e 27 de novembro, no Futurenow, na Enseada do Suá. Com mais de 15 mentores e um vasto histórico de mercado, o evento promete balançar as estruturas da indústria capixaba.
O que é o evento?
Será um programa de três dias nos quais aspirantes a empreendedores poderão experimentar a vida de startup voltada para as resoluções industriais. É realizado em centenas de cidades ao redor do mundo, com mais de 7 mil programas realizados e mais de 428 mil participantes, um evento global, que já esteve em mais de 150 países. Desta vez, o Espírito Santo será sede de um dos maiores polos de inovação, criatividade e empreendedorismo do Brasil.
Como participar?
As inscrições já estão abertas. Pra se cadastrar, é fácil, basta garantir o ingresso gratuito aqui.
Não deixe de acompanhar toda a programação nas redes sociais, pelo @swvitoria.