Pensa bem: como turista, o que falta no Espírito Santo em relação aos outros estados altamente procurados nas férias e festas?
Esse foi o exercício que jovens empreendedores fizeram antes de participar de uma imersão, que acontece este final de semana, no Sebrae-ES. Todas as instituições relacionadas ao turismo no estado foram consultadas: Federação do comércio, bares, restaurantes, fundações, Secretarias municipais e estaduais.
Mais de 100 problemas foram identificados, como atendimento, permanência do visitante e identidade estadual. Trinta desafios em sete eixos de negócios foram lançados para que os próprios capixabas desenvolvessem as soluções.
Cerca de 150 pessoas se inscreveram. As ideias serão debatidas até domingo, com a possibilidade de serem validadas por investidores . O estudante de sistemas de informação, Leonardo Eusébio, de 19 anos, é desenvolvedor de sites e aplicativos e está participando da imersão. “Vim conhecer as ideias para, quem sabe, ajudar a desenvolver alguma na internet”, conta.
Um dos mentores da aceleração é Fernando Mendes, especialista em gestão estratégica de comunicação e marketing. Trabalhando com inovação há 10 anos, Fernando vai ajudar a desenvolver as ideias.
Ele conta como vai ser este fim de semana:
Plugue-se
A startup experience faz parte da programação do Plugue-se, evento promovido pelo Sebrae-ES sobre transformação digital nas pequenas empresas. Uma viagem pelo universo da tecnologia, que tem fervilhado as ideias de empreendedores mundo afora. O evento continua até o dia 30 de novembro e pode ser assistido online ou presencialmente. As inscrições devem ser feitas pelo site.