Economia

'O retorno será gradativo. Não esperamos que volte ao que era antes', diz presidente da Fecomércio

Lojas têm permissão para voltar às atividades na próxima segunda-feira (4), em todo o Estado

Foto: TV Vitória

“A expectativa é de que teremos melhores dias, pois as perdas foram grandes”. A frase é do presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), José Lino Sepulcri, referindo-se à reabertura do comércio em todo o Espírito Santo, na próxima segunda-feira (4), de acordo com um decreto do governo do Estado. 

“Estamos preparados há bastante tempo para reabrir o comércio. Os empresários estão com uma expectativa muito grande, pois a situação está constrangedora, principalmente para os micro e pequenos empreendedores”, disse Sepulcri em entrevista para a rádio Jovem Pan News Vitória, na manhã desta terça-feira (28). 

Sobre a possibilidade de que o número de casos de covid-19 aumente com a reabertura do comércio e que, com isso, o número de clientes diminua nas lojas, ele disse que, mesmo com essa previsão de queda no movimento, o setor precisa voltar. 

“O retorno será gradativo. Não esperamos que volte ao que era antes. Nas lojas do interior, que já estão abertas, estamos com menos de 50% de movimento normal. A população tem receio em comprar, pois não sabemos nada sobre o amanhã. A verdade é que o pouco tornou-se muito nessa situação, pois já estamos no fundo do poço”. 

Ao lado da esperança com o retorno às atividades, o presidente da Fecomércio explicou que os empresários estão conscientes da responsabilidade que está sendo dada a eles e pede a ajuda da população também. “Nos últimos 40 dias falou-se muito sobre os cuidados e acredito que a população irá atender as determinações e orientações dos órgãos de saúde, usando o álcool gel e máscaras. É a nossa vida que está em jogo.”

Turnos diferenciados

Com a autorização para voltarem ao trabalho, a Fecomércio sugeriu que os turnos sejam de, no máximo de seis horas, com horários diferenciados de abertura e fechamento para cada setor. 

De acordo com Sepulcri, foi sugerido que algumas lojas funcionem das 9h às 16 horas, outras das 10h às 17 horas e os shoppings das 12h às 20 horas. “Estamos em reuniões constantes com o governo do Estado para que isso seja definido. O governo está avaliando nossas sugestões”.

Com informações de Patricia Scalzer e Paulo Rogério, da Pan News Vitória