As obras possuem investimentos estimados em R$ 290 milhões. A previsão para a conclusão da dragagem do canal de acesso ao Porto de Vitória é o final deste ano
As obras de ampliação do contorno do Mestre Álvaro, na Serra, região da Grande Vitória, e a retomada das obras de dragagem e derrocagem do canal de acesso ao Complexo Portuário de Vitória serão iniciadas no dia 1º de agosto. As obras possuem investimentos estimados em R$ 290 milhões e a ordem de serviço ainda será assinada.
O governador Paulo Hartung confirmou o início dos trabalhos para o próximo mês depois de ter feito contato com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, que virá ao Estado para a ordem de serviço. Com as obras, o contorno terá 19 quilômetros de via, quatro pistas, sendo duas em cada sentido para ligar dois pontos da BR 101. O trecho terá faixa multiuso para ciclistas e 13 viadutos que permitirão a passagem de animais pela pista.
O canal que dá acesso ao Porto de Vitória tem profundidade de 11,4 metros e permite a navegação de navios com calado de 10,6 metros e com carga máxima de 40 mil toneladas. As obras de dragagem e derrocagem permitirão a retirada das pedras do fundo do canal. Do total de 1,8 milhão de metros cúbicos de dragagem, faltam 690 mil metros cúbicos. Já a derrocagem, restam quatro mil metros de um total de 110 mil.
Após a conclusão da obra, a profundidade do acesso chegará a 14 metros. A Codesa informou que navios com calado de 12,5 metros poderão acessar o porto transportando até 60 mil toneladas, um aumento de 40% da capacidade da carga.
A previsão para a conclusão da obra é o final deste ano.