Economia

Ocupação dos hotéis do ES deve chegar a 90% no verão, diz sindicato

São esperados nessa próxima temporada de calorão e férias escolares cerca de 1,5 milhão de turistas, a maioria de dentro do estado

Foto: TV Vitória

O verão está se aproximando e aumenta a expectativa da chegada de turistas ao Espírito Santo. De acordo com o Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Espírito Santo (Sindihotéis-ES), a rede hoteleira do estado deve ter uma ocupação entre 80% e 90% ao longo da temporada.

Somente em Vitória, existem 36 hotéis e pousadas, com 5.874 leitos no total. Em todo o Espírito Santo, há 22.082 acomodações espalhadas por 202 unidades hoteleiras.

“O empresariado capixaba entendeu que o turismo de lazer é muito benéfico para a gente. Então isso está sendo muito útil, todo mundo está acreditando muito. Nós temos as montanhas, que tem o agroturismo e que tem crescido bastante. Quem vem ao Espírito Santo volta com certeza”, afirmou o presidente do Sindihotéis, Attila Miranda Barbosa.

O secretário estadual de Turismo, Dorval Uliana, destaca que, além das belezas e delícias capixabas, o cenário econômico e os serviços públicos atraem visitantes. “A nossa gastronomia chama muita atenção e também a ambiência. Vitória, Vila Velha, o nosso litoral norte, Serra, Guarapari são cenários muito bonitos, muito desejados. O nosso verão é consistente com sol praticamente o ano inteiro, as temperaturas são agradáveis. Os indicadores de violência aqui são cada vez mais positivos, no sentido de estar diminuindo o número de homicídios, o número de violência. A prestação dos serviços públicos também é muito boa no estado do Espírito Santo. E o turista procura hoje um ambiente onde ele possa se sentir confortável e seguro para poder viajar e vivenciar seu lazer principalmente”, ressaltou.

São esperados nessa próxima temporada de calorão e férias escolares cerca de 1,5 milhão de turistas. No entanto, 65% deles são capixabas, que se deslocam dentro do estado. Os visitantes de fora ainda são minoria.

“Nós temos o terceiro maior evento religioso, que é a Festa da Penha. Isso falando em nível Brasil. Então a gente precisa do Governo do Estado para mostrar lá fora a Festa da Penha. A gente tinha, anos atrás, corrida de Fórmula Ford, em que todos os hotéis lotavam. Agora nós estamos fazendo a Copa Sub-17. Com isso, os hotéis estão cheios, toda a cadeia produtiva vem. Isso mostra para o Brasil inteiro o Espírito Santo e isso é muito importante para a gente”, frisou Barbosa.

O Governo do Estado, por sua vez, afirma que tem trabalhado para divulgar os atrativos do Espírito Santo, por meio de grandes eventos e das feiras de turismo realizadas em outros estados. “Nós compramos espaços em feiras e oportunizamos que os empresários participem dessas feiras, oferecendo os serviços que temos: os hotéis, os bares, os restaurantes, os destinos, os nossos parques temáticos. E eles participam desses eventos, que é a oportunidade de a gente efetivamente ‘vender’, como se fala no turismo, o destino Espírito Santo”, afirmou Uliana.

Mundial Sub-17

Além da época das férias, eventos como o Mundial Sub-17 de futebol, que tem o Espírito Santo como uma das sedes dos jogos, ajudam a impulsionar o setor hoteleiro capixaba. Em um hotel na Praia do Canto, em Vitória, por exemplo, estão hospedadas as seleções do Japão e de Senegal. Com a chegada das equipes, quase todos os 231 quartos do estabelecimento foram ocupados e devem ficar assim pelo menos até o fim da competição.

O gerente do hotel, Baltazar Saldanha, espera que o movimento também seja intenso no verão. Segundo ele, 62% dos apartamentos já foram reservados para a estação. “Isso é muito bom para a gente numa época tão difícil, que é a das férias, quando ninguém procura negócios, e a gente compensa com essa atividade de lazer”, destaca.

Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV