Os programas Agro Business e Mundo Business deste domingo (7) revelam detalhes sobre o desenvolvimento tecnológico na agricultura e o ambiente de negócios do Espírito Santo. Entre os destaques estão desde a modernização da ovinocultura, numa iniciativa de estudantes do Ifes, em Santa Teresa, até a influência do turismo no surgimento de novos empreendimentos no município.
Agro Business vai ao ar neste domingo, dia 7 de maio, às 8h20, e Mundo Business, no mesmo dia, às 10 horas, na TV Vitória / Record TV.
Confira os destaques de cada programa.
Agro Business
Stefany Sampaio e sua equipe foram a Itapemirim, considerada a capital do atum, conhecer uma indústria de pescados e conversar com os pescadores do município, que é o segundo maior porto pesqueiro de atum do país.
Outro destaque é o potencial turístico das montanhas de Guarapari. O município, famoso por suas praias, acaba de ganhar um circuito turístico em sua região montanhosa, a Rota da Ferradura.
O programa deste domingo também vai mostrar a ovinocultura, parte da zootecnia que estuda a criação e a preparação de ovelhas para a produção de alimentos e outros produtos, como a lã. Estudantes do Ifes de Santa Teresa estão desenvolvendo a técnica, ainda pouco difundida no estado.
Outro lugar que também está investindo na ovinocultura e que foi visitado pela equipe do programa é a fazenda do produtor Maky, em Colatina, que virou um espaço fértil para a criação de ovinos.
O Encontro Agro Business, no último dia 28 de abril também é destaque do programa. O evento reuniu importantes lideranças do agronegócio em Linhares e contou com a participação do prefeito do município, Bruno Marianelli. Entre as pautas, melhorias em mobilidade e logística, projetos de reflorestamento, ações de ESG, inovação e sustentabilidade.
Mundo Business
Santa Teresa vai ser destaque no programa Mundo Business deste domingo. O município é o primeiro fundado por italianos no Brasil. Suas características culturais e climáticas induzem o turismo, que, por sua vez, estimula o surgimento de novos empreendimentos.
Outro destaque são as potencialidades das chamadas Três Santas, composta pelos municípios de Santa Teresa, forte em produção de vinhos; Santa Maria de Jetibá, forte em produção de ovos, e Santa Leopoldina, forte em produção de gengibres.
Ricardo Frizzera e a equipe do Mundo Business conversaram com o economista Orlando Caliman e o secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli, sobre o futuro da agricultura no Espírito Santo.
Os desenvolvedores back-end são profissionais de programação de sites e aplicativos que surgiram na leva de novas profissões da tecnologia no Brasil e no mundo. O quadro Profissões em Alta mostrará um panorama sobre esse profissional, que pode receber até R$ 40 mil por mês.
Por fim, o Mundo Business vai trazer respostas para as dúvidas mais comuns de quem deseja começar o seu negócio no ramo de cosméticos. O país é um dos maiores consumidores desses produtos no mundo, o que tem levado muitos empreendedores a investir na área.