O preço elevado dos ovos de Páscoa industrializados e a procura dos consumidores por produtos cada vez mais diferenciados, impulsionam empreendedores capixabas nesta época do ano a investir em um novo nicho de mercado: os ovos artesanais e gourmet.
Diferente dos ovos tradicionais, que possuem dois lados, esses geralmente possuem apenas um e caíram no gosto do público por conta das diferentes opções de modelos, recheios e sabores disponíveis, que vão desde os mais comuns, como chocolate ao leite e beijinho, aos mais sofisticados, com chocolates especiais.
A microempresária Maiara Micheli, trabalha com doces há 9 meses e decidiu investir em um curso de especialização para produzir ovos de colher e garantir uma renda extra na Páscoa. A produção começou na sexta-feira e a agenda já está fechada até o dia 2 de abril.
“Eu decidi fazer o curso porque a Páscoa estava chegando e os clientes começaram a pedir. Dei início à produção na sexta-feira e agora só termino no dia 2 de abril porque minha agenda já está fechada desde sábado. Tenho cerca de 150 a 200 ovos para entregar”, conta.
O valor varia de acordo com o tamanho dos ovos e o recheio fica à critério do cliente. A microempresária investiu aproximadamente R$ 800 na compra de produtos e embalagens e espera um bom retorno com a alta demanda.
“O preço de cada um é de acordo com o tamanho. O de 350g é R$ 30, o de 500g é R$50 e os recheios eu faço de acordo com o que o cliente pedir. Investi mais ou menos R$ 800 para comprar produtos de qualidade, então com essas encomendas vai dar para compensar o valor gasto”, conclui.
Diferencial
A também microempresária Edilene Metta, que já trabalha com ovos gourmet e ovo cake há 4 anos, vai apostar em um diferencial neste ano. Por serem bem elaborados, os ovos geralmente atraem mais um público adulto e a intenção é conquistar também as crianças.
“A produção está igual ao ano passado e o que tivemos que avaliar foi a questão do preço. Estamos apostando também no desenvolvimento dos ovos direcionados para crianças porque no ano passado, produzi muito para adultos. Normalmente eles são bem elaborados e as crianças não apreciam muito, então já estou pensando em alguma coisa para esse público infantil também”, conta.
Um outro diferencial da empresa de Edilene, chamada Le Dolce Mio, é a personalização dos produtos, que vai desde a caixa aos ovos de Páscoa. Os valores variam entre R$ 40 e R$ 85 e sobre a crise econômica, ela afirma que não vê muitos reflexos no setor, inclusive, a agenda já está a todo o vapor.
“A gente não tem muita crise nessa área. Eu, pelo menos, não estou sentindo perda ou diminuição nas vendas. Eu faço um trabalho personalizado desde a caixa, que somos nós mesmo que confeccionamos. O que produzimos também é bem diferenciado, então sempre apostamos muito nessa questão da personalização”, conclui.