O pagamento da segunda metade do 13º salário que a maioria dos trabalhadores recebe nos meses de novembro e dezembro poderá injetar até R$1,7 bilhões na economia capixaba. O número foi calculado pela assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Mas, segundo a Federação, isso não quer dizer que todo esse valor vá todo para as compras. Uma parcela poderá ser utilizada para o pagamento de dívidas. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de outubro, quase 70% das famílias de Vitória estão endividadas e quase 40% estão com contas ou dívidas em atraso, ou seja, inadimplentes, mas apenas 6% afirmam que não terão condições de pagar suas dívidas.
Por outro lado, a Intenção de Consumo das famílias de Vitória (ICF) está baixa, na qual 76% das famílias afirmaram estar consumindo menos que no ano passado.
Dessa forma, a expectativa é que as pessoas utilizem parte do 13º salário para quitar dívidas, isso terá efeito na diminuição da inadimplência. Por outro lado, a quitação de dívidas poderá abrir espaço para um novo endividamento, que poderá aumentar por conta das festas de final de ano.