Mesmo com a crise financeira, a fatia do mercado destinada à alimentação continua sendo uma boa opção de investimento, principalmente para micro e pequenos empreendedores. De acordo com uma pesquisa recente do IBGE, 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora de casa. Isso se dá principalmente por causa da jornada de trabalho e das tarefas do dia a dia. Segundo os dados, 25% da renda dessas pessoas são gastos em refeições feitas em bares, restaurantes e lanchonetes, e também com barraqueiros e vendedores ambulantes.
A movimentação financeira gerada por esse setor da economia é considerável. Estima-se que tenham sido nada menos que R$ 170 bilhões na última década. O que torna o mercado de alimentação fora do lar um segmento do setor de alimentos e bebidas que vem obtendo sucesso e se reinventando em meio à crise.
Buscando potencializar os investimentos no setor, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) realiza no dia 17 de julho, em Vitória, o “Seminário de Gastronomia” para microempreendedores individuais e proprietários de micro e pequenas empresas do segmento.
Com o tema “Descubra, Inspire, Experimente”, o evento gratuito e com inscrições limitadas, conta com os palestrantes Chef Juarez Campos, proprietário do restaurante Oriundi; Chef Rô Gouvea, professora acadêmica de gastronomia com 21 anos de experiência; e Chef Odirlei Demattê, presidente do Conselho Municipal de Turismo da Serra.
Eles vão abordar temas como pratos típicos capixabas e a utilização dessas propostas com referências da alta gastronomia, para trazer um diferencial competitivo. Outras questões contempladas serão a engenharia de cardápio e como aumentar o valor percebido do estabelecimento perante o cliente.
Serviço:
“Descubra, Inspire, Experimente”
Data: 17 de julho (terça-feira)
Horário: 13h30
Local: Sebrae ES – Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória, ES
Quem pode participar: Microempreendedores Individuais e Proprietários de Micro e Pequenas Empresas do setor de gastronomia fora do lar
Inscrições: gratuitas e limitadas no telefone 0800 570 0800 ou no site www.es.sebrae.com.br