Patrícia Chieppe é graduada em Administração de Empresas pela Ufes, com especialização em Governança Corporativa. Toda sua vida profissional foi dedicada ao Grupo Águia Branca, com passagens por áreas administrativas e operacionais. Na VIX Logística, atuou gerindo o segmento de fretamento e também a área administrativa e financeira da empresa. Desde 2017, Patrícia responde pela diretoria-executiva da VIX Logística, como CEO da empresa.
Especializada em soluções logísticas customizadas, a VIX Logística é uma das maiores empresas do setor no Brasil. Atua em locação e gestão de frotas, traslados de pessoas, movimentação de cargas, logística automotiva e logística dedicada, além de transporte por aplicativo, aluguel de carros e comercialização de veículos seminovos, com operações que vão de norte a sul do país e também no Mercosul.
Por que você foi considerado líder no seu segmento?
Apesar de ser um prêmio “nominal”, encaro esta como uma homenagem à VIX Logística e ao time que faz acontecer! Como parte desse time, me sinto muito honrada com esse reconhecimento e o atribuo a muito trabalho, responsabilidade e dedicação de todos os colaboradores.
Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?
Gostar de lidar com pessoas, ter capacidade de atrair e reter talentos, formar um bom time e se manter sempre atualizado são competências imprescindíveis para um líder de sucesso. Entendo que a missão de um bom líder é inspirar e provocar positivamente para que cada um faça o seu melhor, provendo os recursos necessários para que o time tenha condições de atingir os resultados.
Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?
Estando próximo do time. Só consegue motivar quem conhece seu próprio time. Só conhece quem está próximo.
Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?
Sim. Tenho certeza de que todos nós sairemos melhores disso tudo. Dizem que se aprende pelo amor ou pela dor, e dor não tem nos faltado em 2020… Estamos vivendo tempos sem precedentes, e desde o início acreditei que três coisas nos ajudariam a atravessar esse período: união, equilíbrio e gestão. Temos aprendido muito com este novo cenário, e o papel da liderança se torna ainda mais vital no exercício de um movo patamar de sensibilidade. Apesar da distância física, o líder precisa estar cada vez mais presente com os times que estão na ponta de nossas operações, fazendo tudo acontecer. Destaco ainda o aprendizado com a necessidade de um olhar atento à compaixão, solidariedade e, principalmente, de cuidar de si e do outro. Não posso deixar de citar a oportunidade que toda crise nos traz de inovar e pensar diferente, essa é uma prática diária que temos na VIX e aposto na inovação como um diferencial para nos destacarmos num mercado tão competitivo.
Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?
O líder deve ser o criador do futuro para sua equipe e organização. Em um ambiente de constante transformação, é necessário praticar a colaboração. É essencial que todos estejam na mesma direção e que sonhem os mesmos sonhos. O líder precisa integrar e interagir com as diferentes funções de um negócio, como também trabalhar bem em equipes, agora especialmente com o formato remoto, uma tendência sem volta. A busca constante por novos conhecimentos, saber ouvir, não temer as mudanças, atuar de forma ética, pensar a longo prazo, mas atuar com agilidade e ter visão orientada à estratégia e resultados também são essenciais, assim como o papel de desenvolver todas essas habilidades e competências em seus times.
Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?
Neste momento, penso que devemos dedicar nossos olhares para as nossas famílias e colegas, fazendo tudo o que pudermos pela garantia da saúde de todos. Desejo que continuemos sonhando e trabalhando por um futuro promissor e mantendo a esperança de que tudo isso vai passar.