Paulo César Sarria é fundador e diretor comercial do Atacado São Paulo. Há 36 anos no mercado capixaba, a empresa, nascida como papelaria, logo percebeu as reais necessidades do consumidor e se tornou uma distribuidora. Nela, podem fazer compras tanto clientes pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, seja para consumo, seja para revenda. Uma empresa 100% capixaba, com 200 colaboradores diretos, mix com mais de oito mil produtos, frota própria e atuação nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Em 2020, o Atacado São Paulo inaugurou sua nova loja, que é uma das maiores do Brasil no segmento de papelaria, com, aproximadamente, três mil metros quadrados de área de venda. Além disso, as vendas on-line foram profissionalizadas e a empresa está dobrando a capacidade de armazenamento do centro de distribuição e adotando várias ações para melhorar processos e resultados.
Qual é o seu conceito de liderança?
Liderança é um exemplo a ser seguido dentro da empresa. Líder é aquela pessoa que está sempre disposta a servir, ouvir e compreender as demandas dos colaboradores, atuando de modo a inspirar e motivar a todos.
Por que você foi considerado líder no seu segmento?
Acredito que essa avaliação é fruto de um trabalho transparente, correto e de muita inovação, trazendo novas tendências ao mercado atacadista.
Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?
Transparência e humanização no ambiente de trabalho.
Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?
Buscar a todo momento criar e inovar, sempre de forma alinhada ao desenvolvimento dos nossos colaboradores.
Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?
O bom líder sabe o quanto o colaborador é importante para ele. Então, uma grande ferramenta de motivação e alinhamento de propósito é valorizar e ouvir constantemente as pessoas que trabalham com você.
Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?
O trabalho do líder é de extrema responsabilidade, e sua decisão impacta toda a organização. Em alguns momentos, o líder tem que ter uma tomada de decisão rápida e objetiva e, nesses casos, não há grande margem para erros. No entanto, caso não tenha sido tomada a melhor decisão, o líder deve ter a humildade de reconhecer seu erro.
Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?
Sim, é um ótimo momento para o líder se aproximar dos seus colaboradores, tendo inciativas, inovando e mostrando aos seus liderados o quanto eles são importantes para a empresa.
Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?
O líder do futuro tem que estar muito antenado com as novas tendências de tecnologia, não deixando de lado o fator humano. Além de ser inovador, criativo e dinâmico.
Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?
Hoje tenho trabalhado para que, cada vez mais, nossa empresa esteja profissionalizada, tanto no que tange aos nossos quadros de lideranças quanto no que concerne à passagem de bastão para os sucessores, para que eu tenha mais tempo livre para mim, com a tranquilidade da longevidade dos nossos negócios.