Economia

Pérolas imobiliárias: os mais raros da Grande Vitória

Com o mercado aquecido, o crescimento no número de locações aumenta e evidencia a preferência capixaba por alguns perfis de imóveis.

Quem procura um imóvel para alugar, encontra nessa época do ano o ambiente propício. Chegada de universitários que vêm para a capital estudar, profissionais que vêm transferidos de empregos em outros estados chegam para instalar a família, ou até mesmo novos matrimônios são os motivos mais comuns no ramo da locação. Se por um lado existem perfis de imóveis com variadas opções, que dão ao inquilino a possibilidade de pesquisar qual atende melhor suas necessidades e negociar, por outro há imóveis que são considerados verdadeiras jóias, pois apesar da grande procura, são raridades na carteira de locação.

Dentre os bairros mais procurados para alugar imóveis em Vitória, destacam-se Jardim da Penha, Jardim Camburi e Enseada do Suá. Para quem não abre mão da capital são opções acessíveis e que possuem perfis de locatários bem distintos. Jardim da Penha é um bairro mais universitário, devido à proximidade com a Ufes. Já em Jardim Camburi e Enseada do Suá, a procura é maior por famílias que buscam tranquilidade e segurança.

Em uma pesquisa realizada pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), no Salão do Imóvel deste ano, metade das intenções de compra em Vitória era para morar em Jardim Camburi. Segundo o diretor comercial da Betha Espaço, Charles Bitencourt, os apartamentos de dois quartos, com suíte, varanda e elevador são os mais procurados naquela localidade. “A alta procura, principalmente por casais jovens, gera uma fila de espera de três a quatro reservas. Quando o locatário está preparando a documentação para colocar o imóvel para alugar, já informamos ao primeiro da lista de espera e em questão de dias, o negócio é fechado”, destaca.

Em Vila Velha, os queridinhos são os bairros Praia da Costa e Itapuã, que oferecem um custo benefício ótimo, e a oportunidade de contemplar a vista da Terceira Ponte todos os dias. Já na Serra, o grande diferencial são os condomínios de casas. Procurados por casais que possuem filhos e querem desfrutar de todo conforto e segurança dos empreendimentos, bairros como Colina de Laranjeiras, Portal de Manguinhos e Valparaíso são a grande aposta das imobiliárias. “O desejo de poder deixar os filhos brincarem na rua é a grande motivação de muitos pais que procuram este perfil de imóvel, unindo a segurança dos condomínios fechados e o conforto de morar em uma casa”, ressalta Charles.

Perfis de locação

Vitória – Jardim da Penha
Os imóveis mais requisitados são os com dois e três quartos. Edifícios mais novos, com até cinco anos de construído, e elevador, são requisitos básicos na hora da locação. Os pupilos de Jardim da Penha são tão concorridos que possuem fila de espera com até quatro reservas.

Vitória – Jardim Camburi
Os apartamentos de dois quartos, com suíte, varanda e elevador são as pérolas do bairro. Possuem alta procura por recém-casados que não querem sair de Vitória. Imóveis com esse perfil no bairro, possuem lista de espera com três reservas.

Vitória – Enseada do Suá
Os imóveis de alto padrão são as pérolas da Enseada do Suá. Apartamentos de dois e três quartos em edifícios mais estruturados, que contam com ampla área de lazer, quadras, piscinas, playgrounds, academias, estão entre os mais procurados por famílias com crianças.

Vila Velha – Praia da Costa e Itapuã
Apartamentos de três quartos, portaria 24 horas e área de lazer com piscina e playground é o perfil mais procurado nessas localidades. As belas praias e uma vista de tirar o fôlego, aliado ao custo benefício excelente atrai muitos empresários de fora do Estado.

Serra – Portal de Manguinhos, Colina de Laranjeiras e Valparaíso
Os condomínios de casas com portaria 24 horas e ampla área de lazer, com quadras poliesportivas, piscinas e playgrounds, estão em alta no município e torna-se um diferencial para quem não se adapta à apartamentos e os torna tão cobiçados quanto diamantes.