Economia

PIB do Espírito Santo cresce 2,3% nos três primeiros meses do ano

Apesar do resultado positivo, o quadro acumulado nos últimos quatro trimestres ainda é ruim para o Espírito Santo, que teve retração de -9,3% no PIB, muito em função da crise econômica

 Os setores da Indústria e Serviços obtiveram alta de 4,7% e 3,7%, respectivamente, e contribuíram bastante para essa alta Foto: Divulgação

Pela segunda vez consecutiva, o Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo apresentou resultado positivo e cresceu 2,3% no primeiro trimestre em comparação com o trimestre anterior.

As informações e os dados foram divulgados pela diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Andrezza Rosalém, em coletiva realizada no início da tarde desta quarta-feira (14), em Vitória.

Os setores da Indústria e Serviços obtiveram alta de 4,7% e 3,7%, respectivamente, e contribuíram bastante para essa alta. Apesar do resultado positivo, o quadro acumulado nos últimos quatro trimestres ainda é ruim para o Espírito Santo, que teve retração de -9,3% no PIB, muito em função da crise econômica que assola todo o Brasil.

Comparação com o Brasil

Analisado separadamente, o desempenho capixaba foi melhor que o do PIB brasileiro, que cresceu apenas 1% no primeiro trimestre desse ano. No entanto, no índice acumulado em quatro trimestres, o resultado do país foi superior ao do Estado, pois o indicador ainda sofre influência da paralisação das atividades da Samarco.

Resultado do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo é calculado anualmente pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os resultados sendo divulgados com uma defasagem temporal de dois anos. A partir de 2009, visando reduzir essa defasagem, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.